Design

Backstage da moda – as profissões pouco conhecidas

A área de moda está em constante atualização e, por isso, requer profissionais com mente aberta, boas referências e igualmente qualificados. Existe um mundo de profissionais por trás das coleções e nem sempre eles fazem tanto sucesso quanto os grandes estilistas. Conheça abaixo quem faz acontecer os desfiles mais incríveis e as coleções que vemos nas vitrines:

Designer de estampas
Ainda sem cursos específicos, a área que desenvolve as estampas para as peças de roupas está crescendo e tem atraído ilustradores, artistas plásticos, designers gráficos e outros profissionais que não imaginavam entrar no mundo da moda. Trabalhar com padronagens é algo promissor, pois é uma das primeiras coisas que chama a atenção de quem irá comprar a roupa. Gosta da área? Rabisque muito! Se inspire em padrões e ilustrações para descobrir e desenvolver o seu traço, a sua personalidade.

Ilustrador de moda
Pouco explorada e divulgada no Brasil, porém muito promissora nos grandes centros da moda pelo mundo. Podemos encontrar boas referências brasileiras em nomes como Fernanda Guedes, Filipe Jardim e Camila do Rosário. Mas… onde essa pessoa vai trabalhar? Hoje esses profissionais são contratados como freelancers e encontram vagas não somente nos editoriais de moda, mas também na publicidade. Gosta de se expressar e retratar a moda com nanquin, grafite, carvão, lápis de cor, aquarela e seu traço é expressivo? Vá em frente!

img_01

Créditos: Camila do Rosário, Filipe Jardim e Fernanda Guedes.

Figurinista
Este profissional está presente nos bastidores de teatros, novelas, telejornais, filmes e seriados. Para isso é necessário muito estudo de história e ter ótimas referências para compor os looks. É um trabalho conjunto com o diretor de fotografia, pois devem ser testados a maneira como a luz e os elementos da cena se relacionam com a roupa. O figurinista ajuda a criar a atmosfera certa da cena.

Modelista
Peça chave em um ateliê de moda é o modelista. Ele saberá definir o caimento perfeito do tecido no corpo, em todas as situações. Ele trabalha junto com os designers para que as peças tenham sincronia e harmonia entre tecido e cores. O modelista trabalha costurando as peças e, por colocar a mão na massa, compreende como ninguém cada criação. Pretende ser modelista? Estude as tecnologias e as boas referências da área e desenhe o que irá cria, assim você entenderá a relação entre o desenho e a peça final.

img_02

Buyer
É a pessoa que viaja muito a procura das últimas tendências para a loja multimarcas a que representa e compra essas peças. Legal né? Mas calma, não é só sair viajando e enchendo a mala de compras, um bom buyer precisa ter olho clínico, analisar bem o perfil do consumidor final, ser criterioso, organizado, estar antenado com as tendências internacionais e estudar se tais tendências se encaixam no contexto da sua loja.

E ai, além dessas quais profissões do mundo da moda são apaixonantes?

Clique aqui para comentar ( )