Banheiros charmosos

Você dá a devida atenção à decoração do lavabo ou banheiro da sua casa?

Apesar de serem ambientes por vezes deixados de lado, os banheiros podem sim ter um charme a mais, transformando o momento do banho em uma prazerosa e agradável pausa no meio de uma rotina corrida.

Independente do tamanho deste cômodo na sua casa, é possível aplicar nele a decoração que mais combina com seu estilo. Lançando mão dos revestimentos, acessórios para banho, toalhas e louças adequados, seu banheiro pode adotar uma cara mais moderna, vintage, minimalista ou até mesmo romântica.

Para os banheiros menores, o ideal é optar por revestimentos mais claros e utilizar espelhos para criar uma sensação de amplitude. O local do vaso sanitário, da bancada e da área molhada deve ser muito bem projetado, a fim de aproveitar de forma inteligente o espaço disponível, respeitando as metragens que permitem uma boa circulação e uso confortável dos objetos. Você quer praticidade? Opte por revestimentos laváveis, como cerâmicas no piso e paredes, além de bancadas de mármore, granito ou Nanoglass (material formado de pó de mármore, resina e vidro, sem porosidade e fácil de limpar). Lembre-se de escolher bem a cuba – seja ela de embutir, de sobrepor, de semi-encaixe, esculpida ou de apoio – de acordo com as dimensões da sua bancada. Se você quiser instalar uma banheira, escolha antecipadamente o modelo, analise as medidas e o espaço que ela ocupará em seu banheiro.

No caso dos lavabos – os chamados banheiros sociais, sem chuveiro -, apesar de comumente pequenos, são os que mais inspiram a utilização de toques mais elaborados na decoração, por serem espaços geralmente usados pelos visitantes. São vistos como o segundo cartão de visitas da decoração de uma casa, e também indicam a hospitalidade do morador. Se você possui um estilo mais conservador, aposte em uma paleta de cores mais comportada, como beges, brancos e cinzas. Os mais ousados podem usar cores mais fortes, como amarelo, azul, laranja e vermelho, seja em detalhes ou em uma parede inteira, por exemplo. Pequenos mimos como aromas para o ambiente, flores e vidrinhos com essências são bem-vindos. Mas independente do tipo de decoração, é importante manter esse cantinho da casa sempre limpo e organizado, deixando disponíveis à mão apenas objetos necessários no dia-a-dia; quanto aos demais, como toalhas, rolos de papel e sabonetes extras, é preferível que fiquem armazenados em gavetas ou armários.

Aproveite estas dicas e capriche na decoração do seu banheiro!

Escrito por Mariany Carvalho

Clique aqui para comentar ( )