Design

Bienal Tipográfica em Brasília

IESB recebe Bienal Tipos Latinos 2014

Evento completa 10 anos e reúne estudantes de Design Gráfico de todo o Brasil

De 28 de agosto a 05 de setembro, o Centro Universitário IESB recebe a Sexta Bienal de Tipografia Latino-Americana 2014, evento que reúne alguns dos melhores projetos de fontes tipográficas digitais desenvolvidos, nos últimos anos, por designers gráficos da América Latina. Em alguns casos, a tipografia é feita para aparecer e dar identidade a uma peça gráfica. Em outros é utilizada para tornar o texto mais confortável para leitura.  “A tipografia é uma atividade altamente técnica, que envolve um trabalho metódico e detalhista e inclui sensibilidade estética e conhecimentos em engenharia de software, já que as fontes precisam ser instaladas e visualizadas tabletes, computadores e smartphones. Quanto mais a tecnologia (seja mobile ou não) avança, mais forte a presença da tipografia e sua importância.”, explicou Bruno Porto, um dos organizadores do evento e coordenador do curso de Design Gráfico do IESB.

A abertura contará com a presença do renomado tipógrafo Gustavo Soares (jurado brasileiro desta edição da Bienal Tipos Latinos e consultor para a criação da tipografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016) e de designers que tiveram projetos selecionados para a mostra, como o capixaba Ricardo Esteves e o brasiliense Rafael Dietzsch, professor de Tipografia do CST em Design Gráfico do IESB.

Esse é o maior evento internacional do segmento de Design Gráfico na América Latina, tendo percorrido mais de 40 cidades em 30 países. Aqui em Brasília, serão apresentados 78 projetos. Nesta edição o Brasil é o segundo país com projetos selecionados: ao todo são 15, de autoria de designers brasileiros atuantes no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Amapá, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul. “O design de tipografia é um mercado altamente especializado. O Brasil está amadurecendo nessa área, prova disso é que além da expansão geográfica e quantitativa, fomos ainda o país com mais projetos selecionados na categoria Texto, considerado o núcleo duro da mostra”, explica Gustavo Soares.

Apenas no Brasil, a mostra foi vista por 65.000 pessoas em 2012. Em 2014, será montada simultaneamente em 14 países da América Latina, com previsão de outros quatro na Europa e Ásia.  A Bienal será realizada no auditório D, Campus Sul IESB, na Av. L2 613/14, e pode ser visitada das 9h às 21h.  O evento é gratuito e aberto ao público.  As vagas são limitadas.

Serviço:

Sexta Bienal de Tipografia Latino-Americana 2014

De 28 de Agosto a 05 de Setembro,

Campus IESB, Auditório D, na Av. L2 613/14 Asa Sul

Entrada gratuita

Clique aqui para comentar ( )