pessoa_capa
Design

Biografia de Fernando Pessoa em quadrinhos

Olá leitores! Não sei você, mas eu estou acostumada com a literatura e as poesias de Fernando Pessoa. Seus heterônimos com características e personalidades bem diferentes, deixando-nos em dúvida sobre o caráter do próprio poeta, por conta de ser enigmático ao extremo a aparentemente pacato.

“Agora, tendo visto tudo e sentido tudo, tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar, quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade.” – Fernando Pessoa, carta a Armando Côrtes-Rodrigues, 19 de Janeiro de 1915.

Recentemente foi lançada a biografia de Pessoa em quadrinhos, coincidentemente pela mesma editora que em 1934 publicou “Mensagem”, obra lançada quando o autor ainda era vivo e a única em português.

[2015] As Aventuras de Fernando Pessoa

O tema da biografia em quadrinhos é “As aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal”, dos autores Catarina Verdier e Miguel Moreira. A princípio para Miguel, “a dúvida estava em saber que história contar”, mas junto de Verdier conseguiram sintetizar a história da vida de Fernando Pessoa e transformá-la em uma aventura. O livro trás um texto bem informado com desenhos sóbrios e momentos de inegável elegância.

Não esquecendo de ressaltar seus heterônimos:  Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Como também a única namorada conhecida do poeta, Ofélia. Além dos ricos detalhes desde o cigarro e o bigode aos azulejos azuis portugueses, as ruas e os cafés por onde os personagens e o poeta passavam.

25058056852_c9db39026a

Para o autor da biografia é importante ressaltar que apesar de ser um livro com desenhos não deixa de ser menos complexo. As ilustrações tem a função de narrar a história e não apensa “atrair” os leitores. O grande diferencial da obra é o respeito a ordem cronológica dos fatos, facilitando assim a compreensão tanto para os fãs de Pessoa como também aos que ainda irão conhecer o poeta.

bd_fernando-pessoa4

“A ideia que se tem é que as ilustrações, ou o desenho em geral, são um meio de expressão artística muito menos complexo e mais simples de ‘ler’ do que a literatura. Sendo assim é legítimo pensar que as ilustrações seriam meramente uma porta de entrada atrativa e colorida para algo de mais profundo ou difícil, mas penso que qualquer leitor poderá constatar que neste caso em particular as ilustrações não são meramente ilustrativas, mas antes uma parte importante da ‘mensagem’ do livro”, reforça Miguel Moreira.

062A

Recém lançado em Portugal, o valor do livro é 23,90€, ou seja R$ 97,30. “As Aventuras de Fernando Pessoa, escritor Universal”, já está esgotado no site da editora.

Vale a pena conferir!

:)

Clique aqui para comentar ( )