Inspirações

Brand ou Logotipo. Eis a questão

Ao contrário do que muitos amantes e simpatizantes do Design acreditam, Brand e Logotipo são coisas um pouco diferente. Ainda nesse contexto, podemos considerar também o papel da Identidade Visual. Esses elementos são peças fundamentais no tabuleiro da Comunicação, desenvolvendo funções ligeiramente importantes no que se refere à representação de um conceito, marca, empresa, produto, enfim.

Branding – O que é?

imagens-Brand

Muito se tem de material a respeito da temática Brand. Resumir o conhecimento a respeito desse assunto é um pouco complexo, mas aqui vamos fazê-lo entendendo o Brand/Branding como “marca”. Para isso, vamos lembrar que marca está além de um conceito concretamente visual e ver como marca a percepção que o público tem, que se cria ou se pretende de um determinado produto, empresa ou empreendimento.

Assim sendo, entendamos o Brand como a “marca” que uma organização, da pequena à grande, deixa como representatividade e identidade. O Branding é a movimentação, o posicionamento dessa Identidade ou conceito para com o público. De forma mais chula ou rude, vejamos a marca como sendo um espelho que reflete as inclinações, ideais, filosofia e atividade de um dado empreendimento.

Atrelado a isso, à essa ideia de Branding, temos a Identidade Visual, que por sua vez, é composta por um conjunto de aspectos visuais que constituem a marca, de uma forma pessoal e geral.

imagens-Brand-2

Como elemento da Identidade Visual, está o nosso querido e amado, adorado e polêmico “logotipo” ( que não é logomarca, diga-se de passagem para mais uma leve polêmica, rsrsrs). A concepção de um logotipo leva ao aspecto representativo de uma organização em sua forma mais compacta e simples, utilizando-se de ícones, imagens, tipografia, shapes, enfim. É a representação visual simples e imediata da entidade, constituindo a base da marca.

imagens-Brand-3

Resumindo toda essa discussão, aparentemente complexa, vejamos:

O Logotipo pode ser considerado como uma representação visual que identifica a imagem corporativa de um empreendimento; A Identidade Visual se utiliza de elementos visuais que, atrelados ao conceito do Logotipo, compreendem a percepção emocional e representativa da empresa; Brand / Marca é a imagem corporativa concebida pela entidade e/ou percebida pelo público. Logotipo e Identidade Visual contribuem para essa percepção.

Bem, aproveitamos essa temática tão ampla e dissecada, e trouxemos uma forma menos mitificada e complexa de se entender e compreender o assunto.

E é isso.Para o alto e avante! Yeah!

Clique aqui para comentar ( )