Briefing-conexao
Publi e MKT

Briefing, a conexão

Muita gente acha que uma boa campanha publicitária se inicia com a grande ideia. Errado. Uma excelente campanha começa a partir de um bom problema. Digamos que o cliente X queira divulgar seu novo produto, algo revolucionário, e então contrata uma agência de publicidade para fazer o serviço. Ninguém nunca viu o bendito produto, o mundo não conhece mas precisa conhecer. O que fazer? Como criar a estratégia certeira e ter a sacada ideal para algo ainda “invisível” aos olhos do consumidor? É aí que entra em cena o briefing para salvar vidas, ou pelo menos deveria ser.

O briefing nada mais é do que o instrumento utilizado pelas agências para resumir as necessidades do cliente em relação ao seu produto/serviço e a partir disso criar a melhor solução. A ideia é coletar todas informações como por exemplo: “O que o produto/serviço oferece ao consumidor?”, “Para quem será vendido?”, “Em qual localização será distribuído?”, essas e muitas outras questões são de muita relevância. Com um bom briefing na mão, teremos maiores chances de obter uma campanha satisfatória e com ótimos resultados, sem dor de cabeça.

Dicas

Vou ser mais direto, não quero ficar aqui falando e falando, quando na verdade só se aprende a fazer um bom briefing colocando a mão na massa. Mas nem sempre temos experiência certo? Então fica aqui algumas dicas que eu levo comigo, espero que ajude.

Vamos lá:

1) Seja objetivo.

Não seja medíocre na hora de criar o briefing, mas também não é necessário um testamento. Se o material for extenso demais, existe o perigo de nos desviarmos do caminho, é muita informação, gerando desta maneira espaço para dúvidas e levando assim todo trabalho ao caos. O outro extremo é a falta de conteúdo. Se as informações coletadas forem poucas, como criar um simples panfleto sem ter um direcionamento adequado? Difícil não é mesmo? Imagine criar uma campanha toda em cima de um papel em branco? Provavelmente isso irá custar muito caro para a agência. Não seja dogmático, as ideias precisam de liberdade, o cara chato do atendimento nunca vai ter amigos (rsrsrs). O briefing é como um namoro, ele acontece naturalmente e com uma boa conversa.

2) O produto

Pesquisar profundamente sobre o assunto é fundamental. Como eu poderia anunciar um carro sem conhecer o seu motor, sua estabilidade, seus atrativos? O objetivo é estar tão íntimo da empresa e do cliente, que você vai saber, sonhar e falar de cor cada peça do motor do carro. Ao pegar um briefing, ele deve conter algumas informações indispensáveis como: Nome do produto/serviço, propriedades, vantagens, desvantagens (as desvantagens ficam apenas entre você e o cliente, use elas a seu favor), custo x benefício, como é usado, a frequência de uso, o diferencial. Esses são apenas alguns de muitos tópicos a serem abordados. Entenda que se você quer vender, tem que fazer parte da empresa do cliente, parte da família, é assim que funciona. Faça perguntas pertinentes ao produto e seja o mais claro possível.

3) O mercado

Imagine alguém vendendo guarda chuvas na praia, mas lá no céu um sol de 40 graus.  Ele pode até vender alguma coisa, mas não acho que é uma boa ideia, talvez se ele vendesse protetores solar sairia mais no lucro. Conhecer o mercado em questão é básico, mas muitos pecam nesse ponto. Então como acertar? Simples, pergunte. Saiba onde o produto é encontrado, onde e quando ele estará sendo vendido, quais os canais de venda, o tamanho do mercado, as tendências de venda, distribuição, localização, qual a condição financeira, social e cultural dos possíveis compradores. Não vou escrever tudo aqui, mas essas são grandes dicas. Leia muito sobre o mercado e cada detalhe referente a ele, ajuda sempre.

4) O consumidor

O consumidor é um ser humano com muitas vontades e ideias diferentes. Sua função? Fazer várias pessoas comprarem o mesmo produto. Mais conhecido dentro do briefing como target, em português chamado de público alvo, os consumidores são a chave para o negócio. Desnecessário ficar falando o que é público alvo, mas como o nome diz, são os possíveis compradores dos serviços prestados ou dos produtos vendidos. O que você tem que saber: A quem estamos vendendo, quem são os compradores, ocupação, posição social e cultural, nível de escolaridade, grupo de idade, sexo, nível de renda, necessidade que as pessoas tem do produto, hábitos de compra, razões pelas quais o produto seria comprado. Essas e outras sacadas fazem do briefing uma arma nas mãos da criação.

5) Objetivos/Estratégias

Para uma campanha ser bem sucedida você tem que planejar. Não existe campanha sem planejamento. Como falei no começo, muitos acham que a melhor ideia surge na hora da criação, mas tudo se da inicio no briefing bem feito. Por trás de todo job bem elaborado, houve um planejamento, uma estratégia. Os objetivos traçados no projeto são fundamentais. O que se espera de uma campanha publicitária? Como estamos vendendo? O cliente vai exigir retorno. Cabe a agência saber veicular as campanhas nas mídias certas, da maneira certa, e tudo baseado no que o cliente pediu dentro do briefing.

O título desse post tem como objetivo transmitir a ideia de que o briefing é a ponte entre o cliente e a agência, ele conecta ambos os lados. Quando um briefing é bom, a comunicação é boa e o resultado maravilhoso. Caso o contrário, essa ponte vai cair, e acredite, vai ser na sua cabeça. Espero que tenham gostado, são apenas algumas dicas minhas. Leiam bastante, vou recomendar o livro: Propaganda: teoria, técnica e prática, de Armando Sant’Anna.

Compartilhem conosco o que um briefing já causou na sua vida. Qualquer dúvida estou super disposto a ajudar, basta perguntar.

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