Tecnologia

Caneta Pluma: o sonho de qualquer designer

O estudante Yeban Shin, do California College of the Arts, realizou uma pesquisa para descobrir quais os principais instrumentos de trabalho dos designers nos Estados Unidos. Ele verificou que 85% usam canetas tipo marcadores; 70% usam mesas digitalizadoras ou tablets e 81% utilizam o Adobe Creative Suite (ou “Adobe CS”, suíte de aplicativos criada para uso em design gráfico, desenvolvimento web e edição de vídeo).

A partir daí, Shin desenvolveu um conceito de caneta que une esses três instrumentos. A caneta Pluma pode vir a ser uma revolução na criação para designers, ilustradores e profissionais de criação, que terão como esboçar no papel usando elementos de ajuste só possíveis (até então) trabalhando em softwares. O conceito da caneta se vale de um cartucho de tinta CMYK, no corpo da caneta, onde é possível escolher a cor exata da tinta através de uma tecnologia microfluídica (popular na indústria médica).

Sua empunhadura é confortável graças ao seu desenho ergonômico, e a espessura do traço pode ser ajustada para 4 tamanhos: 0.3, 0.5, 3 e 7 mm. Outra função muito interessante se localiza na tampa da caneta: nela um cartão microSD salva o desenho, o que permite editá-lo posteriormmente conectando a tampa à um computador.

Ainda é só um protótipo, mas a ideia tem tudo para se tornar realidade no futuro. A caneta Pluma é um conceito bastante inovador, pois aproxima ainda mais o digital e o “real”, criando um novo modo de desenhar. O projeto está concorrendo ao Spark Awards, um importante concurso de Design. Vamos torcer!

Fontes: 1,2,3,4,5

Clique aqui para comentar ( )