Design

Capas de livros e suas adaptações

Certeza que você caro leitor já parou para pensar, por que um único livro tem tantas capas diferentes? Muitos pensam que por conter o mesmo conteúdo não é preciso mudar a capa, já que tudo é a mesma coisa. Mas isso é um engano, “a aparência diz tudo”, se ela não está de acordo com o seu público-alvo, muitas vezes vai passar despercebida na prateleira da loja.

Saiba alguns motivos que influenciam na mudança da capa do livro:

Cultura

Isso vale para todo tipo de divulgação de qualquer mercadoria, a comunicação tem que ser adaptada conforme a cultura do país. No caso o livro leva vantagem sobre outros produtos, a capa é mutável. Os traços típicos, as cores e os estilos artísticos que se identificam com um determinado público de um país, entram na arte. Isso permite uma aproximação com o gosto das pessoas. Aqui também pode entrar a mudança do título, outra maneira de adequação. 

Marian Keyes   Marian Keyes1

Brasil e Irlanda (Capas de acordo com a cultura do país.)

Idade

Em um único país, pode ter várias versões de capas para uma determinada obra, isso é utilizado para atingir várias pessoas de diferentes idades. Alguns livros que eram os favoritos das crianças antigamente, ganham aparências novas e mais amadurecidas para que os adultos comprem. Um clássico é o livro O Pequeno Príncipe, quem gostava da história quando era novo, provavelmente vai querer ter um quando grande, simplesmente para guardar ou ler novamente.

pequeno    pequeno1

A versão mais trabalhada da capa e a tradicional. 

 

Filme e série

Quando o livro ganha uma adaptação para o cinema ou série, muitas editoras colocam a imagem dos atores na capa, assim quem adora o livro pode ter outra versão de capa para colecionar ou aquele que nem prestava atenção adquire porque tem um ator ou atriz que admira.

livrosfilme2_nopatio 5720575_1GG

 

Edições

Existem as edições que vem com a ortografia atualizada, que contém alguma informação adicional, de comemoração ou para colecionador, para isso também se usa do recurso de alteração da capa.

 

hp-1234

Edição de colecionador.

179547_1GG

Versão tradicional.

Para concluir, se pode perceber que a aparência é a primeira impressão que fica, um livro com uma capa bem elaborada e colocada em um bom lugar na livraria ou loja, vai chamar muita a atenção, por isso as análises e estudos para se fazer uma arte bem diferenciada e que agrade o público, afinal o livro terá que se promover por si só, não é sempre que tem algum cartaz com a propaganda da obra. ;)

 

Imagens: Americanas, Amostra de Livros, No Pátio, Editora Multicultural, Baeza.

 

Clique aqui para comentar ( )