Design

Chegaram os email parsers! Mas que é isso de “parser”?

Imagine que quer enviar periodicamente ofertas ou produtos relacionados a quem comprou um produto na sua loja online. Um parser analisa o email de confirmação dessa compra e insere o cliente num funil de vendas E-goi para lhe enviar mensagens de forma automática!

Excelente! Como se faz?

Basta acessar a sua conta E-goi, ir ao menu “Listas” e clicar em “Opções” da lista onde pretende inserir os clientes. Clique então em “Email parser” no menu do lado esquerdo e entrará na página dos parsers.

Verá uma série de parsers já preparados para vários sistemas de comércio electrónico. Por exemplo, se usar o 1shoppingcart.com para processar as encomendas do seu site, é só clicar em “ativar” ao lado do parser do 1shoppingcart, copiar o endereço de email no cimo da página e configurar a sua conta 1shoppingcart de modo a que as mensagens de confirmação de encomendas sejam enviadas para esse endereço.

Daí em diante, o E-goi vai analisar nesse endereço todos os emails de confirmação de encomenda vindos do 1shoppingcart e adicionará os dados de cada cliente à lista de contatos que indicou no E-goi. Agora é só criar um automatismo com as mensagens e ações que quer aplicar aos clientes.

Estes parsers só se podem usar para lojas online?

Não, servem para muitas outras coisas, como registro de clientes, sistemas de CRM e qualquer ferramenta de geração de leads! Qualquer sistema que envie por email para você os dados de cada cliente ou contato pode ser adaptado num parser e encaminhar esses dados diretamente para o E-goi.

Sensacional! E também posso criar os meus próprios parsers no E-goi?

Claro, até pode editar os que já lá temos! Mas cuidado que é preciso ter conhecimentos de programação ;)

Clique em “Adicionar parser” no cimo da página dos parsers e introduza as regras que o E-goi vai usar na análise (veja as regras dos parsers existentes para ter uma noção das que deve aplicar). Depois use a opção “Testar” para verificar se os seus emails são analisados corretamente pelo parser. Uma vez validado o parser, aparecerá na lista juntamente com os outros e está pronto a ativar e usar.

Clique aqui para comentar ( )