chamada-materia-cidade-feita-de-pao
Artes

Cidade feita de pão!

A sueca Johanna Mårtensson elaborou uma cidade feita de pão. Seu projeto foi inspirado em um artigo onde dizia que a Terra acabaria se regenerando apesar das piores intervenções da humanidade.

“Dentro de 500 anos todos os edifícios seriam meio ou completamente caídos, casas perfeitas para animais e plantas. A floresta logo cresceria nas cidades.”. Citando parte do texto.

Como qualquer artista, Johanna, se perguntou como representar a decadência da civilização. Testou diferentes tipos de material biodegradável e assim decidiu pelo pão a melhor escolha para a cidade.

Cidade feita de pão

Cidade feita de pão

Depois de todo processo de preparação, que durou 8 meses em 2009, a artista conseguiu fazer um modelo em Estocolmo e ainda conseguiu fotografar todo o processo de decomposição, todos os dias, durante 6 meses. Logo após ela mostrou todas as fotos obtidas no processo.

Cidade feita de pão

Cidade feita de pão

A obra carrega um conceito de que no começo as construções, assim como o pão, são agradáveis e frescas, até que a massa fica macia e mole e então a cidade entra em colapso em uma confusão preta e cinza que representa o pós-apocalíptico.

Cidade feita de pão

Cidade feita de pão

A obra de Mårtensson, chegou a ganhar a A’ Design Award & Competition 2012-2013 com o primeiro lugar na categoria Designs de Arte, Artesanato e  Design Ready-Made.

“O maior desafio desta obra foi suportar o cheiro.”

Cidade feita de pão

Cidade feita de pão

Clique aqui para comentar ( )