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Coca-cola adota a estratégia da marca única para 2016

Um grande anúncio surpreendeu a todos na propaganda nessa Terça-feira, 19. A Coca-cola, depois de 7 anos e pela primeira vez em sua longa história, anunciou a adoção de um único slogan para ser replicado em todas as suas campanhas ao redor do mundo em 2016.

Seguindo a estratégia da “marca única”, o slogan a ser adotado foi nomeado como “Taste the feeling” ou “Sinta o sabor” em Português. Nesse posicionamento, todos os produtos da marca serão contemplados: Coca-cola, Coca Zero, Coca Light/Diet e Coca Life.

De acordo com Marcos de Quino, Chefe de Marketing da Companhia, uma Coca gelada vai bem em qualquer momento e eles perceberam que o consumidor assíduo quer ter o privilégio de bebê-la em qualquer lugar, desde que tenha o mesmo sabor e refrescância típica.

O Desafio da marca única

Divulgacao- Coca-Cola (1)

Esse então foi o grande desafio a ser cumprido, aliando a diversidade de produtos oferecidos para cada gosto e forma em que fosse consumida. Ainda segundo Marcos, “Este é um robusto investimento por trás de todos os produtos Coca-Cola, mostrando como todos podem desfrutar de uma Coca-Cola super gelada, com ou sem calorias, com ou sem cafeína”.

Sendo assim, para responder essa carência, a Coca-Cola reuniu criativos de 10 agências globais de ponta para elaborar uma campanha que pudesse incorporar todos esses aspectos em um só para serem lançadas pelo mundo ao longo do ano. Por isso a estratégia da marca única, o que de fato soa mais coerente com a comunicação da empresa até hoje.

O resultado?

Divulgacao- Coca-Cola (3)

  • 10 comerciais de TV
  • 20 vídeos de 15 segundos para mídias digitais
  • 100 imagens feitas pelos fotógrafos de moda Guy Aroch e Nacho Ricci
  • Novas assinaturas de áudio e canções-hino

A resolução criativa passada nesses materiais foi reunir clips e sequenciais rápidas de momentos e sentimentos bem íntimos, vivenciados em ambientes e situações diversas. As situações retratadas são repetidas no cotidiano de cada um ao redor do mundo.

Logo, o conteúdo será o mesmo, do Japão ao México, apenas o “menu” de anúncios é que irão variar baseado na cultura e realidade local.

A Campanha no Brasil

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No Brasil, serão mostrados inicialmente  2 comerciais de TV: um intitulado “Hino”, da agência Mercado-McCann; o outro, de nome “Break-up”, foi criado pela agência Santo. Veja abaixo um resumo de cada um e seus respectivos vídeos.

“Hino”

Sob a canção-hino “Taste the Feeling”, vemos um conjunto de instantes brindados com Coca-Cola como: patinação no gelo entre amigos, o primeiro encontro, o primeiro beijo e o primeiro amor, Confira o filme abaixo:

“Breaking Up”

Com direito a trilha sonora “Made for You” de Alexander Cardinalle, o filme mostra a jornada de um casal que durante seu romance vivencia o momento do “bem estar”, o término do namoro e o reencontro, onde eles voltam a se relacionar em balados por goles de Coca-Cola. Veja abaixo:

Se você pensa que acabou por aí está muito enganado. Em parceria com Avicii, que se estende desde 2014, a companhia encomendou uma versão remixada do hino nacional Brasileiro. Junto a ela, ainda estão previstas outras duas versões: uma para a Eurocopa da UEFA Rio 2016 e a outra para as Olimpíadas do Rio, que também ocorrerá esse ano.

Minha análise

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Na minha opinião a iniciativa foi mais do que um acerto, foi uma necessidade bem executada e planejada pelo departamento de marketing da Coca junto aos profissionais de criação envolvidos. Tudo foi primoroso, desde o entendimento perfeito do problema trazido pelo briefing até o planejamento detalhado e orquestrado e a execução simplificada.

Analisando friamente, foi uma tremenda missão, pois não é fácil agradar a todos, com diferentes opiniões e gostos e que estivesse presente em tudo. Isso sem dúvida reforça o leque de opções como eles queriam e coloca o produto no centro da solução criativa, como também era esperado.

Nota de esclarecimento: O termo “feeling”, na traduçao direta para o Português seria sentimento, mas, nesse caso específico da campanha global, ele se refere a refrescância que se tem ao consumir uma Coca-cola bem gelada. Sendo assim, ele está relacionado aqui com a experiência que se tem ao beber o refrigerante.

E você, o que acha do novo posicionamento? Deixe seu comentário.

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