Notícias

Colab55, a plataforma de economia colaborativa para artistas independentes

Desde o fim de 2014, designers, ilustradores, fotógrafos e demais criativos têm uma nova casa na web: a Colab55.com, um marketplace de profissionais de arte especializado em transformar arte digital em produtos finais.

Funciona assim: o artista cria seu Studio, faz upload de sua arte e decide quais produtos ela vai estampar. Depois disso, é com a Colab55, que fica responsável por vendas, produção, logística e atendimento. A inovação mora no modelo Production House em que o produto é feito sob demanda a cada venda, o que possibilita um estoque virtualmente infinito.

colab55_header

E por isso mesmo não há limites, qualquer pessoa pode participar. Ilustração, fotografia, lettering, colagem, estamparia – vale tudo! Já são mais de 4 mil artistas e 25 mil artes diferentes no site. E entre os mais de 10 produtos disponíveis estão camisetas, posters, cases, totebags, almofadas, sketchbooks e canecas.

A melhor parte? Não tem qualquer custo para os participantes – muito pelo contrário! É o artista quem define os royalties que vai receber sobre cada venda. Assim, criativos lucram e compradores têm a chance de incentivar financeiramente a produção artística.

“É legal ter um projeto assim no Brasil, pois nos dá uma plataforma para divulgarmos nossas artes, com uma remuneração super justa, sem precisarmos nos preocupar com a parte chata do negócio, como produção, estoque, entrega etc”, reforça o designer gráfico Arthur Presser, da marca Koning, com Studio de mesmo nome na Colab55. Além dele, marcam presença no site, artistas renomados como Bebel Franco, Tobe Fonseca, Rodrigo Villas e Flora Didonet.

A Colab55 também oferece aos Studios métricas sobre engajamento de suas artes e produtos ou temas favoritos dos visitantes. “Queremos dar aos studios as ferramentas necessárias para entender melhor seu público e conhecer as tendências. Estamos sempre inovando para fortalecer a comunidade de artistas independentes e estimular esse mercado cheio de potencial.” complementa Barbara co-fundadora do site.

c55_insti

#vemprohub

Clique aqui para comentar ( )