Design

Color Lookup #01 – Ambientação e Colorização no Photoshop

Olá, pessoas! Independente da variedade de projetos que o Photoshop possa desenvolver, algo que sempre impressiona em qualquer trabalho é uma boa paleta de cores e ambientação. Apesar dos inúmeros recursos do PS pra isso, um em especial merece a nossa a atenção: o Color Lookup. Esse recurso chegou ao Photoshop na versão CS6 e sofreu várias alterações para a versão mais recente do software.

Para apresentar pra quem não conhece e aperfeiçoar pra quem já conhece, decidi fazer 2 artigos explicando um pouco das funcionalidades desse recurso. Nessa primeira parte, vou mostrar como podemos usar para finalizar seus trabalhos. Na segunda parte, ensinarei como fazer, baixar e instalar os seus próprios filtros dentro do PS. Então, bora lá!?

#01 – COMO USAR?

Podemos usar duas vias para ter acesso ao Color Lookup. Na primeira, você terá que ir no menu Image/Imagem, Adjustments/Ajuste e Color Lookup/Pesquisa de Cores. Na segunda forma, você precisar ter acesso a paleta flutuante Adjustments/Ajustes e depois escolher a opção correspondente.

Depois desse processo, uma nova janela se abrirá para os ajustes necessários. Aí você só precisa escolher qual filtro usará para dar um melhor resultado do projeto. Acompanhe:

Você pode ficar alternando entre as várias opções para tentar encontrar a que mais se encaixa no seu projeto. Nas opções Abstract/Abstrato e Device Link/Link do Dispositivo existem mais opções para personalização das cores. Veja:

Para dar uma melhorada na situação, você ainda pode utilizar os Blend Modes e trabalhar a opacidade para um ajuste mais refinado.

Esse recurso pode ser usado de várias formas. Em composições, ele pode ser usado para dar ambientação dos elementos com diferentes cores e aquele “tcham” final para o job em questão. Eu utilizo muito nas composições, principalmente nas peças que tem comida (isso realmente dá uma melhorada na foto). Os resultados são ainda melhores em trabalhos com muitas cores. Conheço vários fotógrafos que utilizam esse recurso nas suas fotos. O que precisa ser entendido é que: tudo sempre vai depender da sensação que você quer deixar no resultado final. As cores tem o poder de mudar a percepção sobre a situação retratada. Se algo mais vintage ou moderno, mais quente ou mais fria… e por aí vai…

No próximo artigo, vamos ver como instalar, criar e baixar mais sobre esse recurso que é uma ‘mão na roda’ de tantos designers e fotógrafos.

Espero que as dicas de hoje possam ajudar no seu trabalho. Gostou do artigo? Fala aí nos comentários! ;)

Abraços!

Foto usada no artigo e capa: Fotolia da Adobe.

Clique aqui para comentar ( )