Design

Comando PeB – Qual a melhor forma de converter imagens coloridas para preto e branco?

01

Transformar uma imagem colorida em preto e branco parece ser uma tarefa simples não é? Sim, e é! Mas qual a forma mais eficaz e complemente manipulável que você conhece? Bom, muitas pessoas acham que desaturar através do comando “Matiz/Saturação”, resolve. Mas a principal pergunta é: Funciona 100% e te dá bons resultados? Em alguns casos pode até funcionar, mas em fotografias que apresentam cenas muito coloridas, o recurso indicado é o comando de Preto e Branco, que se encontra no menu “Imagens > Ajustes > Preto e Branco” ou atalho Alt+Shift + Ctrol+B.

04

Retirar a saturação de uma imagem sem qualquer controle, pode resultar em áreas sem contraste, perda de informação (detalhes) e cores chapadas, como na imagem abaixo das araras. Nas áreas destacadas é possível perceber que o cinza (onde era amarelo) ficou estranho, sem apresentar as linhas e contornos das penas.

02

Com o comando de P&B, é possível manipular todas as tonalidades presentes na fotografia, permitindo deixar amarelos, verdes, azuis, entre outras cores, mais claras ou mais escuras de acordo com o que achar melhor. Assim, áreas não ficam chapadas sem informação e você terá resultados mais interessantes.

05

Além disso, há uma série de predefinições que o Photoshop já possui salvos, para usar como filtros específicos, assim como na fotografia analógica. Na imagem abaixo é possível notar a diferença de aplicação de tons P&B, principalmente onde era a cor amarela.

03

Para conhecer mais sobre esse comando não deixe de assistir ao vídeo, que está cheio de dicas e formas de aplicação, como sempre! Espero que goste do tutorial! Abraços e até a próxima, onde falarei de Tilt-Shift!

 

Clique aqui para comentar ( )