Entretenimento

Como a evolução das TVs inteligentes chegou ao sistema Android?

No início do século XXI houve um aumento da interatividade nos meios de comunicação, principalmente logo após o surgimento dos primeiros  smartphones, o público sentiu a necessidade de escolher um conteúdo de uma forma mais personalizada e conveniente para cada um, além de sempre estarem conectados com a internet. Ao perceberem essa tendência, as fabricantes de televisão investiram nas Smart TVs, desenvolvendo sistemas operacionais e aplicativos para melhor atender o consumidor.

Em 2010 durante a Consumer Eletronics Show (CES), a maior feira sobre tecnologia do mundo, algumas fabricantes  trouxeram os primeiros modelos de smart TVs com conexão à internet . Na época foi um grande salto, mas modelos apresentados eram bem simples trazendo conectividade via Wi-Fi e um navegador web, porém sem um Sistema Operacional próprios, pois o foco em todas as fabricantes naquele ano era incluir a tecnologia 3D e trazer telas maiores com imagens de alta resolução.

Em 2013 já se podia se encontrar se encontrar diversas plataformas para Smart TVs como por exemplo: Net TV(Philips), NetCast(LG) e o Orsay OS( Samsung) ambas queriam trazer a maior variedade de aplicativos para conquistar o consumidor, investindo em design e performance para de trazer a melhor usabilidade ao usuário. “Apesar de as Smart TVs facilitarem o acesso de conteúdo na internet, existia a necessidade da criação um sistema integrado com o cotidiano do consumidor para conseguir maior aderência de mercado. Assim, surgiu a Android TV, que se conecta ao smartphone do usuário para transmissão de conteúdo on demand”, afirma Luis Bianchi, gerente de marketing da TPV, fabricante responsável pela produção das TVs da Philips.

CL20150605_TV_001-HQ1-global-Android

Quando o Android TV foi lançado em 2014 poucos fabricantes queriam se arriscar na plataforma para TVs da Google, entretanto a Sony, Sharp e a Philips que vem apostando na plataforma deste 2015, que se diferenciam das Smart TVs convencionais não só pela conectividade com o smartphone e sim pelas diversas possibilidades que se permite realizar, como por exemplo: assistir a filmes, baixar diversos apps streaming Netflix, Spotfy, Youtube, Vevo, TED Tv entre vários outros, alem disso e possível jogar online.

Gaming

As TVs que rodam o Android TV contam com um recurso parecido com o “Ok, Google” que se encontra nos smartphones que rodam a plataforma Android, entretanto e necessário que o usuário pressione o microfone que possui no controle remoto e diga à sua Android TV o que você gostaria de fazer, desde buscar o nome de um filme para assistir instantaneamente até checar a previsão do tempo para o dia seguinte. Há também outro recurso que permite de transmitir o conteúdo que está no smartphone para a TV, desde vídeos, jogos e filmes ao apertar um botão.

Com esses diversos avanço da tecnologia em transmissão de conteúdo via internet, o usuário, que antes ja estava conectado através de smartphones, tablets e notebooks, agora possui uma opção mais conveniente para continuar conectado ao mundo virtual.

Clique aqui para comentar ( )