Freela e Startup

Como administrar melhor seu tempo: a técnica Pomodoro

“Tempo é dinheiro”, já diz o dito popular. E é mesmo! Trabalhar, mesmo como freelancer, (ainda) é conceder seu tempo para alguém, para em troca ganhar dinheiro e com ele adquirir produtos e serviços para serem desfrutados no tempo livre. “Mas que tempo livre?!”, você pode estar me perguntando. Já respondo: o tempo que sobrar quando você administrar melhor suas atividades e compromissos.

Se a velha agenda de papel fica com páginas em branco e cheia de poeira na estante, tá na hora de você rever seus métodos! Vou fazer 5 posts sobre técnicas e dicas para você pôr ordem na vida, não procrastinar demais e se tornar uma pessoa mais produtiva. Confira a primeira escolhida: a técnica Pomodoro.

O nome é esse mesmo: “pomodoro”, que quer dizer “tomate” em italiano. Isso porque o criador desta técnica, Francesco Cirillo, a inventou baseando-se no seu timer de cozinha em forma de tomate. O tempo máximo em timers de cozinha, geralmente, é de 25 minutos. E é dentro desse intervalo de tempo que Cirillo recomenda que sejam feitas suas atividades.

Quando estiver trabalhando e alguma ideia ou tarefa surgir na mente, simplesmente anote em um papel e volte ao trabalho. Esta será sua lista de distrações. Nos intervalos, que variam de 3 a 5 minutos, você pode fazer alguma das coisas que anotou, alguma tarefa doméstica ou simplesmente descansar a cabeça. A cada 1 hora (ou 4 pomodoros) é sugerido que haja um intervalo de 30 minutos, como mostra esse ciclo completo:

Originalmente, os princípios da técnica Pomodoro são:

  • Planejamento: escolher tarefas e pensar em quantos pomodoros (25 min) ela pode ser cumprida.
  • Controle de tempo: através de timer de cozinha, aplicativo, site, etc;
  • Gravação de registros: registrar quantos intervalos de 25 minutos tiveram e o que foi feito em cada um, além da listagem de distrações;
  • Visualização: observação e reflexão sobre as tarefas cumpridas e as distrações.

A lista de distrações serve também para notar que, muitas vezes, certas coisas não valem a interrupção do trabalho e podem ficar para depois. Produtividade e controle de tempo são o forte desta técnica, que uso com frequência. Ela é ótima porque me ajuda a manter foco, coisa complicada para mentes agitadas como a minha. A técnica possui algumas variações e você pode fazer as suas, aumentando/diminuindo o tempo de foco e de intervalo, etc. O importante é seguir um padrão.

O Tomato Timer é um excelente site para utilizar a técnica.

Existem também vários aplicativos disponíveis, como Pomodroido, Pomodoro Timer, Promodoro (imagem) e Clear Focus.

 

Para saber mais, acesse aqui e aqui. Agora acerte o foco, aprecie os minutos livres e bom trabalho!

 

Outras fontes: 1, 2, 3

 

 

Clique aqui para comentar ( )