12_aumentar_moral-01
Inspirações

Como aumentar a moral dos seus funcionários melhorando o escritório

Um funcionário feliz trabalha com mais determinação e a sua produtividade aumenta. Esta semana, irei partilhar algumas ideias para aumentar a felicidade e logo a produtividade do dos trabalhadores, através da melhoria do escritório.

O escritório influencia diretamente a moral de um funcionário. Na atualidade, o uso de escritórios amplos é uma linha que tendem a seguir, no entanto, não será a melhor escolha. Segundo vários investigadores, descobriram que o uso de um escritório amplo/ uniforme para servir muitos diferentes departamentos e indivíduos é extremamente prejudicial para a produtividade e bem-estar.

A ideia de “escritório aberto”, um espaço partilhado por todos, originalmente tinha o objetivo de aumentar a colaboração, transparência e igualdade entre todos, no entanto, em alguns casos o efeito foi adverso. Como por exemplo a diminuição comunicação e colaboração com os colegas de trabalho.

Ficam aqui alguns métodos.

Personalizar cada espaço

Cada espaço deve ser personalizado e adequado à pessoa que irá ocupar. De uma forma simples, o funcionário sentirá que está a ser valorizado e que tem um espaço só seu. Elimina muitas formas de distração, mantém a comunicação entre os diversos colaboradores, no entanto, de uma forma controlada. Imaginem um vendedor e um designer trbalharem no memso espaço, quando o vendedor, tem de atender diversas chamadas e o designer precisa de silêncio para se concentrar. Portanto, para um funcionário trabalhar de uma forma eficaz, o espaço tem de estar adaptado à pessoa e não o oposto.

Vidro

Use e abuse do uso de vidro no escritório. Este é um material muito importante no escritório. Ajuda a beneficiar de luz natural,  vistas panorâmicas para o exterior e mesmo entre os diversos gabinetes. Ideal para ter um momento de relaxamento e no sentido metafórico, ajuda a criar um espaço livre para o pensamento. A luz transmite energia e felicidade.

Áreas comuns

Os gabinetes pessoais são importantes, como já referido. Contudo, as áreas comuns, como, cozinhas, ou salas com sofás confortáveis são igualmente importantes. Aqui os indivíduos podem fazer uma pausa, relaxar e trocar ideias com outros trabalhadores de uma forma descontraída, podendo surgir uma ideia brilhante.

Paredes com anotações

Aproveite todas as paredes e mesmo janelas, para anotar ideias ou apenas algo que pode ser um absurdo mas ao mesmo tempo interessante. O ser humano é muito visual e as notas nas paredes, podem ajudar a tirar relações e conexões que não conseguiria se fosse num papel. Poderá receber ideias dos seus colegas de trabalho, quando estes vêm as notas nas paredes, nunca se sabe quando e como pode surgir uma boa ideia.

Estas foram algumas ideias, se tem outras, peço que partilham aqui com todos os leitores. Nós agradecemos. A partilha faz com que todos possamos crescer.

Clique aqui para comentar ( )