Design

Como escolher corretamente o tamanho da imagem?

Escolher uma imagem não é apenas uma questão de “feeling”. Você também precisa estar ciente das questões técnicas que podem afetar o seu uso. Se você não está familiarizado com definição, resolução, dpi ou ppi, segue abaixo um breve curso.

Pixels e megapixels

Em uma imagem, os pixels são quadrados coloridos que são alinhados em uma grade como um caça-palavras. A definição de uma imagem é indicada por número de pixels de largura por número de pixels de altura. Esses dois valores são multiplicados juntos para dar o número total de pixels de uma imagem, assim como o número de megapixels (1 megapixel = 1 milhão de pixels).

Por exemplo, se a sua câmera faz fotos com uma definição máxima de 5.184 x 3.888 pixels, então o total é 20.155.392 pixels. Se arredondarmos o número em milhões, então esta seria uma câmera de 20 megapixels. Outro exemplo é o iPhone 6, que tem imagens com uma definição máxima de 3.264 x 2.448 pixels, ou 7.990.272 pixels. Então, ele tem uma câmera de 8 megapixels.

PPI e DPI

Mesmo que você saiba quantos pixels uma imagem tem de altura e largura, se você não souber onde ela vai ser vista (em uma tela de smartphone, tela de laptop, televisão HD, cartão de visitas, revista, um pôster ou outdoor), é impossível dizer qual será o tamanho em polegadas ou centímetros.

Primeiramente vejamos o caso com as telas. Você sabia que uma tela Full HD tem 1.080 pixel de altura por 1.920 de largura? Mesmo que você esteja falando de uma tela de smartphone de 5”, um laptop com 17” ou uma televisão de 48”, seja qual for o tamanho do dispositivo, se o fabricante diz que a tela é Full HD, então a definição é sempre 1.080 x 1.920 pixels (ou 2 megapixels).

Se as telas que possuem tamanhos diferentes tiverem o mesmo número de pixels, então o tamanho de cada pixel, e o espaço entre eles, deve variar de uma tela para outra. Em uma tela, a densidade de pixels é dada em pixels por polegada ou ppi (pixels per inch). Nos smartphones mais caros, esta definição de tela pode exceder 400 ppi; uma tela de computador com 24” Full HD tem uma resolução de 91 ppi e uma televisão Full HD não precisa chegar nem aos 46 ppi. Porém, em todos esses casos, o display parece ter boa qualidade porque os pixels individuais não podem ser vistos.

A razão disso é simples: você segura o seu smartphone entre 15 e 30 centímetros dos seus olhos (a imagem está bem próxima, então precisa de muitos pixels por polegada para manter a boa qualidade), mas como sua televisão está há um metro de distância, seus olhos não podem distinguir os pixels individualmente e veem uma imagem como um todo.

É a mesma coisa quando a imagem está impressa em papel (cartão de visita, cartão-postal, flyer, folder, revista ou pôster de propaganda)… Se você quer uma imagem de boa qualidade, então, em termos de densidade, a impressão demanda bem mais do que a tela. Quando você imprime, não se fala de pixels por polegada (ppi) mas em pontos por polegada ou dpi (dots per inch).

Se você estiver olhando há uma distância curta, uma imagem impressa de boa qualidade precisa ter 300 dpi, mas se você quiser uma qualidade realmente alta, precisa ser maior (1.200 dpi ou mais) ou, por outro lado, ela pode cair a 200 dpi ou até menos e ainda assim ficar bom. Se estivermos falando de uma imagem de um pôster, que você vê há uma distância de 1 metro, por exemplo, então 200 dpi é suficiente.

Clique aqui e continue lendo

Clique aqui para comentar ( )