Design

Como fazer fotos incríveis com seu iPhone

Desde que as câmeras passaram a ser parte indissociável dos celulares e que atingiram uma qualidade de imagem razoável, fotografar virou uma prática comum e mais acessível. Alguns fazem das características da câmera verdadeiros requisitos que viram, muitas vezes, critério de desempate na decisão de compra do celular.

A câmera do iPhone é uma das mais usadas no mundo e uma das mais elogiadas no mercado por seu bom desempenho de software e hardware. A versão mais recente, iSight, do iPhone 5S, faz imagens com 8 megapixels e panorâmicas com 28 megapixels. Além disso, seu sensor foi redesenhado para permitir pixels maiores, que conferem qualidade superior às imagens. Por conta disso (e de outros motivos), a maioria dos acessórios para câmeras de celular é desenvolvida especialmente para iPhones e estes, sabemos, são os preferidos dos designers.

Para você fazer fotos ainda mais diferenciadas, selecionamos 3 acessórios úteis e divertidos para tornar a experiência de registrar momentos ainda mais interessante. Por fim, aprenda uma técnica valiosa: a “Regra dos terços”. Confira:

Holga iPhone Lens

Se trata de um disco com 9 diferentes lentes, dentre elas um filtro azul com o centro mais claro, para emoldurar assuntos, outra com o formato de coração para os mais românticos, e uma lente tipo Spidey-vision (“visão  de aranha”), que gera multi-imagens (duplas, triplas e quádruplas).

 

The Pocket Spotlight

É uma fonte de luz contínua e portátil que ajuda consideravelmente nas capturas feitas em ambientes com pouca luz. Pode ser encaixada na entrada do fone de ouvido ou somente segurada com a mão, por isso pode ser usada com iPhones e com outros modelos também. Permite ajustes de exposição e foco, deixando as fotos com aspecto mais natural. Sua bateria dura aproximadamente uma hora e é recarregada via USB. Como se não bastassem essas vantagens, há a opção de comprar um kit de filtros coloridos. Sem dúvida, uma boa alternativa à luz dura e rápida do flash comum.

Olloclip

Esse acessório é um dos mais comprados e já de cara demonstra sua praticidade: se encaixa rapidamente no canto do telefone, sem mistério. Possui diferentes versões:

Na versão para iPhones 4 e 4S, são 3 opções: “olho-de-peixe”, que fotografa 180 graus; a grande angular, que duplica o ângulo de visão e a macro, que consegue focalizar a menos de 12mm de distância do objeto (aumento de 10x). Na versão para iPhone 5 e 5S, o acessório ganha mais uma opção de macro (15x).

 

 

 

A “Regra dos terços”

Outra dica para otimizar seus clics é observar o enquadramento das fotos: experimente descentralizar o assunto, clicá-lo em ângulos diferentes, sempre buscando equilibrar os elementos que irão preencher a imagem. Para ajudar neste equilíbrio, a maioria das câmeras oferece a opção de exibir na tela um grid 3×3, conforme a imagem abaixo. Repare que a cabeça do animal não está no centro da imagem, mas sim em um dos pontos em que as linhas se cruzam. Esta técnica é chamada de “Regra dos terços” e é muito usada por fotógrafos, tanto profissionais como amadores, para destacar um detalhe ou uma parte do assunto.

Tão ou mais importante do que o acessório, o enquadramento ou quantos megapixels tem sua câmera, é o olhar por trás dela. Ser um bom observador é fundamental para não deixar escapar nenhum momento e para fazer fotos bonitas e impactantes. Capriche no fim-de-ano e fotografe pra valer.

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

Clique aqui para comentar ( )