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Como melhorar sua produtividade modificando hábitos

E a sexta chegou, que maravilha! Já parou para pensar quantos hábitos você tem? Ou como eles influenciam no que você vive, faz, nas suas decisões e, principalmente, produtividade? É um assunto que pode parecer piegas, mas com uma pequena análise pessoal é possível ver que hábitos pequenos ou não podem ser ótimos aliados. Primeiro vamos entender como a mecânica do hábito funciona:

loop

Fonte: Livro O Poder Do Hábito

 

Temos três pontos a entender:

Deixa: é o que ativa o hábito na nossa mente, o start para que o restante aconteça.

Rotina: é a ação, pode ser física, mental ou emocional.

Recompensa: o que mostra para o nosso cérebro se é interessante que ele memorize esse hábito.

Pesquisas vêm sendo feitas desde 1990, iniciadas no MIT, para desvendar como os hábitos funcionam. O que foi descoberto desde então faz a medicina tratar o hábito de maneira mais simples e quase que totalmente solucionado (se tratando de mente humana dificilmente estaremos 100% resolvidos, não é mesmo?). Foi descoberto que há uma parte do cérebro chamada Gânglios Basais – um nó de tecido do tamanho de uma bola de golfe, é ela responsável por todos os hábitos que temos e, caso uma lesão ocorra nessa parte, os hábitos antigos serão perdidos e você terá problemas em criar novos.

 

Corpo humano a parte é interessante sabermos o quão importante é criar, modificar e principalmente manter hábitos saudáveis. Isso influencia diretamente no nosso comportamento e produtividade (independente se estamos falando do trabalho, família, saúde, amigos…). Voltando ao loop do hábito faça a seguinte análise: escolha um hábito que você já tem (pode ser tomar um café em determinada hora do dia, por exemplo…) e repare que você tem a deixa (fome, sono, uma reunião rotineira, o cheiro do café, tédio…) a rotina (se levantar, ir até a copa e pegar um cafezinho) e a recompensa (o sono some, você se levantou e caminhou um pouco, conversou com um colega…). Nesse ponto da análise é possível ver que, se esse hábito estiver lhe causando um problema ou até mesmo se você quiser modificar isso, é só identificar qual a deixa e a recompensa. Sim, identificando o que lhe faz querer um café por volta das 15:30h e a sensação que você tem depois disso pode lhe fazer mudar o hábito de pegar o café para algo que supra essa necessidade.

 

 

Se você aplicar isso a outros hábitos do seu dia-dia, veja coisas que podem estar matando seu tempo produtivo. Pessoas que trabalham em home-office podem apresentar certa dificuldade ao criar uma rotina de trabalho. É esperado, estamos mais confortáveis e próximos das “deixas” que nos fazem relaxar. É a pantufa, o sofá, TV, tudo o que nos afasta da rotina formal do trabalho. Interessante fazer essa auto-análise e identificar o que você pode fazer para que seu dia seja mais produtivo e muito proveitoso!

Conte-nos como você está melhorando seus hábitos =)

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