Design

Como potencializar a sua criatividade

criatividade

Oi gente! Estou de volta! o/

Hoj, trouxe uma pauta sobre como potencializar a sua criatividade. É isso aí, nós podermos dar um empurrãozinho na nossa mente pra que ele não dê tela azul no meio do processo de criação. Recentemente aqui no blog foi feita uma matéria sobre a importância de planejar seu dia, mas além disso, também precisamos colocar a nossa cachola em ordem pra que não fiquemos loucos de vez.

Mas o que é criatividade? De uma maneira bem simples criatividade é um conjunto de processos composto por inúmeras variáveis que não precisam ser utilizadas ao mesmo tempo. Estas variáveis podem ser são influenciadas pelo ambiente em que ele se encontra no momento (como sua sala de serviço) e o ambiente cujo qual se está inserido. O nível de conhecimento de cada indivíduo também influência essas variáveis. Porém é necessário seguir algumas rotinas, que as vezes fazemos sem perceber.

criatividade3

  • Especializar-se numa área: Designers, publicitários, diretores de arte e afins tem tendência a trabalharem com tudo. Somos praticamente 1001 utilidades dentro daquilo que escolhemos nos formar. Porém é necessário escolhermos uma área específica para que seja nosso foco. É como se fossemos escrever um TCC, pegamos o conteúdo total e vamos afunilando até chegar a um objetivo específico.
  • Exercícios que estimulem o cérebro: Um quebra cabeça, por exemplo (Não precisa ser aquele de 10 mil peças, viu?!), palavras cruzadas, sudoku, jogo da memória, etc. Um cérebro bem estimulado, consegue pensar em soluções cada vez mais rápido, uma vez que ele estará em constante trabalho.
  • Discuta! Questione! Gerar e/ou participar de discussões sobre cultura geral, ou que agreguem valor para o seu pessoal e profissional ajudam na busca de novas ideias, por isso busque alguém que possa sempre estar trabalhando com você. Pode ser até a sua mãe, seu irmão, primo, mostre seus trabalhos e veja se eles conseguem ter a percepção que você gostaria que tivessem.

criatividade2

Agora vamos lá, depois de ir trabalhando gradativamente os itens citados a cima estamos prontos para o próximo passo: usar e abusar do nosso querido amigo cérebro! Para ajudar ele a funcionar, podemos seguir os passos abaixo:

  • Pesquise! Mas pesquise muito! Antes de começar um Job e até mesmo para auxiliar o nosso brainstorm precisamos pesquisar, esta pode ser a parte mais chata, mas é ela quem vai influenciar todo o processo de criação. Uma boa pesquisa ajuda a evitar que nós encontremos muito do mesmo, uma vez que estamos em um mundo globalizado, somos cada vez mais bombardeados com informações de todos os lados, muitas são semelhantes, a pesquisa vai nos auxiliar para que não façamos algo muito semelhante com o que já foi feito antes. Use e abuse de livros, que as vezes podem não ter nada a ver com design, mas supondo que seu cliente seja um cozinheiro e esteja precisando de uma logo, leia um livro de culinária, veja alguns vídeos sobre como fazer um biscoito recheado com Nutella por exemplo. Influencie seu cérebro a pensar naquilo que você quer que ele pense, só que de uma forma mais descontraída.
  • Ambiente de trabalho: O seu ambiente de trabalho é muito importante, pois é nele que você vai passar horas e horas fazendo seus Jobs. Ter um ambiente onde você se sinta à vontade é muito importante, pois o mesmo ajudará seu cérebro a ser estimulado. Locais com paredes azuis, ajudam melhor a concentração, e cores mais quentes como rosa ajudam a estimular o cérebro. Eu, particularmente, prefiro essas cores em tons pastéis, até mesmo pra dar mais sensação de tranquilidade.
  • Relaxe para melhorar seu desempenho! Não podemos nos prender somente a nossa mesa como ambiente de trabalho, muitas vezes é importante darmos um tempo pro cérebro dar uma relaxada. Fazer uma caminhada, assistir um filme, bater um papo com um colega enquanto toma um café por exemplo. Para potencializar o seu cérebro não basta simplesmente força-lo até a exaustão, mas também é preciso fazer com que ele tenha momentos de descanso, para que isso não cause problemas à sua saúde. Um cérebro bem estimulado faz você alcançar novos horizontes, um cérebro exausto só faz você ficar irritado e ainda mais exausto. É como dizem “Mente sã corpo são”.

Vocês devem achar que este conteúdo é meio óbvio, porém, por ser tão óbvio, muitas vezes deixamos de fazê-lo, pois já se tornou rotina, ou pois temos tanto trabalho que não conseguimos parar pra olhar ao redor e respirar um pouquinho. Contudo, é a falta desta otimização de tempo que causa com que muitos profissionais tenham sérios problemas de saúde ou com stress. Eu vou ficando por aqui e até o próximo post! o/

FONTE:

Livro: Potencializando sua criatividade – Domênico Massareto e Humberto E. Massareto, editora DS

Clique aqui para comentar ( )