43_pontualidade
Freela e Startup

Como se tornar pontual

É muito importante ser pontual, por vezes chegar atrasado é significado de perder um cliente ou algo pior.

Parte de cada um querer ser pontual.

Considero que ser pontual, é parte da educação do indivíduo. É como querer desenvolver um excelente trabalho.

Esta semana, ficam aqui algumas dicas, para ajudar todos aqueles que não o conseguem ser.

 

#Levante-se de imediato quando o alarme toca

Evite adiar mais 5 minutos o alarme. Quando toca levante-se de imediato. Um truque simples é deixar o despertador fora do seu alcance, assim será obrigado a sair da cama para o desligar.

 

#Planeie no dia anterior

Organize tudo o que precisa fazer de manhã na noite anterior. Desde, o que vestir ao que irá tomar ao pequeno-almoço.

pontualidade

#Termine as tarefas

As pessoas que se atrasam tem tendência a passarem de uma tarefa para outra, sem terminar a primeira. Planei o dia, adequando o tempo necessário para cada trabalho. O melhor é dar sempre mais tempo, quando não tem a certeza ao certo do tempo que irá demorar com um projecto/ tarefa. Deste modo, pode sobrar tempo, mas terá tudo dentro do timing.

 

#Reconheça padrões e corrija-os

Todos nós em determinada altura esquecemos de algo, e temos de voltar atrás. Caso ocorra mais que uma vez, procure corrigir o problema. Por exemplo, se não encontra as chaves de casa, procure um local específico para as deixar todos os dias.

 

#Ter noção da parte psicológica

As pessoas que normalmente chegam atrasadas têm um problema em ficar sozinhas, medo de não ter nada que fazer ou que as ocupe. De forma inconsciente estão sempre atarefadas para não sentirem um vazio.

Quando sentir que vai terminar mais cedo um trabalho, organize o email, por exemplo.

 

#Intervalos

Os intervalos durante o dia de trabalho (manhã e tarde) são muitos importantes. Sem eles o cansaço virá mais cedo, e logo o seu rendimento irá diminuir. Por sua vez, o plano não será realizado dentro do horário estipulado.

pausa

#Quanto tempo demora

Um truque interessante para quem tem de se deslocar de um local para outro, por exemplo, é ver quanto tempo demora no elevador, no trânsito, a apanhar o autocarro, entre outros. Saberá assim, de forma mais precisa o tempo que precisa para realizar um determinado percurso. Se achar conveniente pode fazer o mesmo teste, em diferentes dias.

 

#Conhecer-se bem

Adeqúe o seu trabalho consoante o seu nível de cansaço. Deixe os projectos mais difíceis para as horas em que se sente a 100%. Realize os trabalhos mais simples em horas que normalmente se sente mais cansado. Desta forma, conseguirá ter mais rendimento e encontrar uma solução melhor para o projecto que estiver a desenvolver.

 

#15 minutos mais cedo

A última dica e não menos importante é por exemplo, estar presente numa reunião ou terminar um projecto  15 minutos mais cedo. Caso tenha um imprevisto, tem pelo menos 15 minutos de margem.

 

Cabe a cada um querer ser pontual. Caso seja freelancer ser pontual é muito importante, transmite seriedade, cumpridor de prazos e é mais um passo para conseguir ganhar um cliente.

Clique aqui para comentar ( )