cover
Design

Como se tornar um UX designer?

A área de estudo de UX é muito vasta. Existem diversas definições e formas de se trabalhar com UX. O nome vem do inglês User Experience (experiência do usuário) e o foco é buscar melhorar a experiência de uso dos produtos e serviços com foco no usuário. A principal habilidade que um profissional de UX tem que ter é empatia, além de uma série de outras habilidades que fazem o profissional. Hoje vou mostrar não habilidades, mas conceitos que ajudará a tornar um profissional ou uma profissional melhor nesta área.

02
Créditos: Fotolia da Adobe

Torne-se um solucionador de problemas

Como UX Designer, você deve solucionar problemas. Empregados não irá te contratar porque você é brilhante ou cria imagens magníficas. Eles irão te contratar porque você resolve problemas e sabe lidar com diversas situações. Na sua entrevista de emprego você deve demonstrar que suas soluções e suas habilidades são focadas em resolver os problemas das pessoas.

Se você quer falar sobre arquitetura de informação e quanto conhece, conecte isso a algum caso real de negócios. Esse tipo de conexão ajuda a fortalecer a confiança que você sabe do que está falando.

Abra seus olhos para novas possibilidades

Existem milhões de possibilidades e caminhos para sua carreira. Pode ser estrategista de UX, Ux designer, Ui designer, arquiteto de informação ou qualquer outra área dentro deste universo. Não importa pra onde vai mas nunca recuse uma oportunidade de aprender a não ser que você tenha 100% de certeza que você não é preparado para aquela competência. Estude, trabalhe e mostre interesse no que está fazendo para que as oportunidades aconteçam com o tempo.

01
Créditos: Fotolia da Adobe

Abrace novos desafios

Se tem uma coisa que entrevistadores não suportam são aqueles que desperdiçam suas vidas resistindo a mudanças. Nem sempre as mudanças são boas, mas em sua grande maioria elas são transformadoras para o mundo dos negócios. Aprenda a ser entusiasta diante de mudanças, a compreende-las e promove-las. Isso fará da sua vida profissional muito mais interessante e começará a te posicionar diante de tarefas das quais você não imaginava que seria capaz realizar.

Assuma riscos

Você não precisa para rolar os dados diariamente em toda a sua carreira, mas você precisa dar um passo fora da sua zona de conforto e alcançar objetivos mais desafiadores. Você nem sempre será bem-sucedido (a menos que você tem muita sorte), mas você vai crescer e se desenvolver. Você não pode ser promovido se você fizer o seu trabalho e nada mais. Mostre como você pode aumentar o seu valor e as recompensas virão naturalmente.

Seja seletivo

É muito tentador quando você está procurando o seu primeiro emprego e aceitar a primeira proposta que aparecer. Resista à tentação de comprometer seus princípios e valores se o trabalho é ruim e se você terá que fazer aquilo diariamente. É melhor tomar uma oferta menos atraente do que está a comprometer-se a uma vida de trabalho que não estará dentro da sua perspectiva de carreira.

Se você acredita que estes conceitos fazem sentido pra você, comenta aí.

Até a próxima :)

Clique aqui para comentar ( )