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Como segmentar a sua Campanha de E-mail Marketing?

Se você aplica o E-mail Marketing como uma das ferramentas da sua estratégia de Marketing Digital, você já ouviu falar sobre a importância de segmentar a sua Lista de Assinantes para melhorar os resultados de suas campanhas.

Nesse post falarei sobre todas as vantagens da segmentação e darei as melhores dicas para que você a realize com sucesso. Não perca!

Cada Segmento é um Mundo

Todos gostamos de ser escutados e queremos que nos prestem atenção. Por exemplo, nada é mais chato que receber no dia do nosso aniversário um presente genérico como por exemplo, um par de meias.

Pelo contrário, não há nada mais gratificante que receber de presente algo que realmente esteja de acordo aos nossos gostos, interesses ou paixões.  Isso porque grande parte dessa sensação reside na certeza de que quem nos deu o presente, pensou e se esforçou para dar algo que nos interessa.

No mundo do E-mail Marketing, segmentar significa justamente isso: criar segmentos ou grupos de assinantes com uma determinada característica em comum com o objetivo de gerar o conteúdo ou a oferta que respondam concretamente às suas necessidades.

Vantagens de Segmentar sua Campanha de E-mail Marketing

 

Qual é exatamente a utilidade de segmentar uma lista de assinantes? Não seria mais fácil e prático enviar a todos a mesma campanha? De jeito nenhum! Mesmo que no começo isso possa fazer com que você economize tempo e esforço, personalizar suas campanhas possui grandes vantagens, as quais estão relacionadas.

Melhore os Resultados

Segmentar sua Lista de Assinantes pode melhorar até em um 50% as métricas de sua campanha, de acordo a um estudo da KissMetrics. Uma porcentagem pra lá de boa, não é?

Fidelize seus Clientes

Comprovar que seus conteúdos e ofertas foram pensados para eles, fará com que se sintam especiais os distintos perfis de sua lista, fortalecendo o vínculo com sua marca, algo que resulta em melhores números para sua campanha.

Conheça Melhor seu Target

Com o passar do tempo, a análise dos resultados obtidos a partir da segmentação de suas campanhas te permitirá conhecer ainda melhor o comportamento de seu target para continuar melhorando e adaptando seus conteúdos e sua oferta.

Otimize seus Recursos

A experiência da segmentação também resultará em economias de tempo e de recursos destinados a desenvolver suas campanhas de E-mail Marketing.

Vantagem Competitiva

Segmentar suas campanhas te dá uma vantagem competitiva com respeito a outras empresas do setor que se orientam ao mesmo mercado e não a implementam.

Uma Campanha para Cada Segmento

A segmentação no E-mail Marketing pode ser implementada de diferentes maneiras, as quais podem ser combinadas entre si. A seguir estão os 3 principais critérios que você pode utilizar para segmentar sua campanha.

Segmente por Perfil Demográfico

A segmentação demográfica é uma das formas mais básicas de segmentar sua lista, mas não por isso deixa de ser efetiva. A idade, o sexo, seu estado civil, o lugar de residência, seus ingressos entre outras coisas, são dados a partir dos quais você pode adaptar suas campanhas e melhorar seus números.

Não deixe de fazer isso! Esta informação pode ser obtida por distintos meios como por exemplo os formulários de cadastro à sua campanha na internet ou no local físico, eventos nos quais a sua marca tenha participado e inclusive em outras instâncias de interação com seu target.

Com boas ferramentas você poderá criar facilmente segmentos com base em diversos critérios como sexo, idade, país e muitos mais. Não deixe de aproveitar esta fabulosa ferramenta que é a segmentação.

Segmente por Comportamento

Este tipo de segmentação faz referência à criação de grupos dentro de sua Lista de Assinantes a partir da análise de sua interação com sua marca. Nesse sentido, o Big Data pode dar a você informação valiosa sobre:

  • Interação web.
  • Atividade no ponto de venda.
  • Estatísticas de E-commerce.

 

Analizando esta informação, você poderá identificar aqueles clientes com maior grau de interesse por determinado produto ou conteúdo e elaborar para eles campanhas de E-mail que atendam suas necessidades específicassidades.

Segmente por Desempenho

As métricas de suas campanhas de E-mail Marketing anteriores são outras importantes fontes de informação para segmentar e melhorar nossas campanhas futuras.

A partir dos resultados obtidos, você poderá analisar quais tipos de conteúdos e ofertas possuem mais sucesso e identificar por exemplo quais são os contatos que estão mais propensos a comprar. Isso te permitirá segmentar seus próximos envios em função desta informação.

Realize um Teste A/B para analisar quais assuntos e conteúdos têm mais sucesso, e melhore ainda mais os resultados.

Como você pode ver, as alternativas para segmentar sua campanha são muitas. O único que resta é que você implemente e aproveite todas as vantagens! Você está pronto? Escolha uma ferramenta de E-mail Marketing e não perca mais tempo!

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