Inspirações

Como vai o marketing? Criativo?

Um breve comentário de como tem sido utilizado o Marketing hoje em dia. Esta muito além de influenciar e persuadir, o conceito chega a definição de comunicar um valor.

Não existe receita pronta, esta nas ações do dia a dia, na consistências das campanhas e em sua dinamização para alcançar o público final. “O que é feito” dá um novo espaço e mais eficaz ao “como é feito” e aí entra a grande diferença. A arte de vender esta totalmente relacionada as pessoas e como se alcança vem possibilitando o surgimento de diferentes profissionais, especializados a nos mostrar como fazer comunicação de modo eficaz e barato.

Growth Hacker

O Growth (do inglês, crescimento) Hacker é um profissional cujo objetivo é fazer crescer o número de usuários de um produto ou serviço. Ou seja, através de uma metodologia testável e escalável, o Growth Hacker alavanca as métricas de conversão.* Um profissional diretamente ligado a atuação das estratégias, responde as maiores questões de alcance da mensagem através de gráficos, backpages, acessos, etc. Um caminho mais rápido que custa menos. E não é exatamente o que nossos clientes tem buscado?

Mas ainda temos um campo amplo a navegar. Como eu consigo os clientes?

O marketing em sua essência, começa pela marca, nesse contexto podemos defini-la como o instinto de uma pessoa sobre o produto ou serviço de uma organização. É um estado sensorial. Quando falamos em marcas, nós temos um sentimento sobre ela, as decisões que levam o consumidor a compra passa por uma esfera irracional do cérebro que procura padrões reconhecíveis, o que nós faz ter sempre o registro de uma marca em nossa mente.

Nosso grande papel é diferenciar diretamente o produto e serviço de qualquer outro, construir uma marca carismática que revele o seu conceito fazendo-a única. Ah um bom exercício que nos auxilia, três perguntas simples que respondidas podem ajudarmos a esclarecer qual é o papel de determinada marca.

  • Quem é você o que o movitva?
  • O que a empresa ou serviço faz que a torna única?
  • Porque isso importa?

Inbound marketing x Outbound marketing

Inbound marketing (pode ser encontrado exatamente no momento que o cliente precisa, paper click, blog, eventos do setor da empresa, materiais de comunicação próprios. É a maneira de entender onde o cliente está e o que ele esta procurando)

 Outbound marketing (chega de forma desapercebido, interrompe de alguma forma o caminho do cliente, marketing de interrupção, como um anúncio no meio de uma revista por exemplo). Esse vem sendo trabalhado de forma cada vez mais minuciosa em uma linha lógica capaz de transformar o contato do público com o produto/serviço oferecido. Ele projeta o perfil das pessoas / que o estranho deixe de ser estranho para ser visitante / esse público quando ainda visitante é cativado para se tornar consumidor/ quando vira consumidor ele tem que ter a experiência mais importante para que ele se torne um / PROMOTOR. E este é o grande sonho almejado da maioria das pessoas que nos buscam. Nosso conteúdo se torna tão eficaz, nosso público, antes apenas um estranho tendo um primeiro contato “ocasional” com a marca e então ele é envolto pelo conteúdo se tornando um propagador dele.

Enxergando os padrões é importante que estejamos atentos para mudar a história de como uma comunicação é feita. Fazer de nossas marcas e projetos um ponto de união da estética e funcionalidade torna nosso ponto de contato com o que o cliente espera o tipo de formato de conteúdo as pessoas gostam de consumir. Isso é um bom marketing. Vale a pena busca-lo, vale a pena aprofundar-se.

*Imagens da campanha da National Geographic: World: “Always stay curious.” Produzido pela Imagerom – Um convite ao conhecimento, um bom exemplo da aplicação sobre o que falamos acima.

*http://marcelotoledo.com/2013/05/28/growth-hacking-que-bicho-e-esse/

*Palestra – Leandro Herrera – Fortaleça sua marca e atraia mais clientes online.

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