Design

Condicione sua competência criativa

Como um homem ficou milionário comprando cocos a 2 reais(un.) e revendendo, estes mesmos cocos (sem modificações), a 1 real(un.)? 

Paira um mito sob o universo da comunicação, de que a criatividade é um dom natural. A verdade é que ela pode ser condicionada e desenvolvida assim como qualquer outra competência. Existem diversas técnicas e processos que ajudam a articular o pensamento para solucionar problemas. Edward de Bono concebeu o conceito de uma das formas mais conhecidas de lidar com desafios criativos, o “lateral thinking“.

O pensamento lateral é um movimento contrario a forma tradicional de ter ideias. Busca proporcionar direções e explorar os caminhos não tão óbvios. Em suma, é uma abordagem alternativa pela busca de ideias. A estratégia por trás do conceito consiste em alguns métodos:

Método da inversão: Trata-se de fazer caminhos inversos para chegar até o problema, ao invés de partir dele;

Fracionamento: Subdividir o problema em partes menores, para poder enxerga-lo como um todo e percebe-lo de forma alternativa;

Estímulos aleatórios: Provocar o pensamento. Seja expondo-se a ideias num brainstorm por exemplo, ou até mesmo selecionando uma palavra aleatória do dicionário e buscar por formar de conectá-la ao que está em questão;

Analogias: A simples ação de buscar por analogias para o problema, mesmo que não façam muito sentido, contribuirá com perspectiva para ele.

Segue algumas técnicas criadas pelo Bono, muito utilizadas e deveras eficientes.

  • Gerar alternativas: Pensar em no mínimo cinco formas alternativas de resolver o problema. Formas que comumente você não pensaria.
  • Desafiar premissas: Trata-se resumidamente de questionar o “por quê?” e pensar em diferentes possibilidades para algo acontecer.
  • Não censurar: “É melhor ter tantas ideias que algumas delas estejam erradas, do que ter sempre razão e não ter ideias”(BONO, 2005. p.97). Censurar ideias passa acontecer apenas numa segunda etapa do processo.

Busque o improvável, pratique e condicione seu pensamento. Torne-se um profissional dotado de originalidade.

Solução do enigma: Ele era bilionário antes de começar a revender os cocos.

Referências:

MANO, Vinicius. Conceito Criativo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016;

Portal Gestão. Edward de Bono. 10 de novembro de 2014;

A mente é maravilhosa.

Clique aqui para comentar ( )