Top view of a business meeting in progress
Publi e MKT

Confiando na sua agência para se tornar seu parceiro no “crime”

‘Manutenção’ pode não soar como o trabalho que você associaria à criativos duma agência ambiciosa, mas na verdade, projetos como estes são muitas vezes o ganha pão, aquele que paga as contas da agência.

Todo mundo gosta da emoção de ganhar um novo contrato e nutrir relacionamentos com os clientes. E é o que deveríamos fazer, além de ser o principal motivo de ainda estarmos no negócio. Mas não é apenas a agência que se beneficia em trabalhar em conjunto a longo prazo, há toda uma série de razões pelas quais vale a pena. Depois de encontrar uma agência para você e principalmente para o seu negócio, aqui estão as nossas dicas sobre como tirar o máximo proveito de seu relacionamento com ela.

Estabelecer a confiança

Você passou um tempo valioso selecionando e buscando a agência ideal, que por sua vez, têm investido bastante tempo para se estabelecer como a agência perfeita para você. Como em qualquer relacionamento, ambos precisam se empenhar em fazer o trabalho dar certo.

Trabalhar como uma agência no modo de retenção deixará o cliente seguro de que você, enquanto agência, vai entregar grandes conceitos criativos que respondem seus objetivos de marketing visando um projeto de longo prazo. Mas, para que isso aconteça, o cliente precisa de um parceiro criativo que possa confiar.

Para evitar surpresas desagradáveis, no início da sua relação de trabalho é uma boa ideia estabelecer um processo de manutenção e um orçamento que se adapte à todos. Ser transparente sobre orçamentos e expectativas no início evita qualquer confusão futura na linha de produção e garante que todas as partes saibam onde estão pisando.

O ideal é que se estabeleça um banco de horas, você precisa trabalhar em conjunto para aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis. Usar uma ferramenta de gerenciamento de projeto para manter o controle de todos os 15 minutos gastos na manutenção e assegurar, regularmente, que ainda se alinha com as prioridades do mesmo.

Ao alocar um orçamento mensal definido para consultoria e projetos, sua agência será capaz de trabalhar de forma proativa e entregar o trabalho de forma reativa, oferecendo o melhor dos dois mundos. Em última análise, você investiu na sua agência e, por isso, eles podem planejar o uso dos recursos corretamente, e assim rapidamente virarem projetos, e trabalhar com você focados em seus objetivos de marketing de longo prazo.

Compartilhe o desafio

Fazer malabarismos com muitas tarefas diferentes pode ser um tiro no pé quando falamos em produtividade, além de te desviar das prioridades. Isto é especialmente verdadeiro quando você tem expectativas e pressão sobre você a partir de mais de uma área de negócios internos, o que torna difícil de se concentrar em qualquer projeto específico. Este é o lugar onde ter uma agência pode ajudar a aliviar a sua carga de trabalho.

Uma boa agência deve funcionar como um novo par de pernas e braços para a sua equipe, aumentando e otimizando sua capacidade de produção. Não tenha medo de explorar: pegue o telefone e use a sua agência, enquanto estiver escrevendo um briefing, aproveite para consulta-los nos seus objetivos de marketing diários.

Ao trabalhar em conjunto, e a longo prazo, a agência fica focada em seu negócio e pode te surpreender ao ter uma ideia do que você está procurando antes de você enviar um briefing ‘formal’.

Com o tempo e a comunicação regular, a sua agência vai entender o seu negócio e seu público, mesmo que mantenha uma distância suficiente, vai ajudá-lo a olhar suas demandas internas cotidianas. Eles podem ajudá-lo a dar um passo para trás e realmente se concentrar no que são as metas. Definir corretamente seus KPI`s (Key Performance Indicator) é essencial para saber se o projeto alcançou ou não o sucesso.

Em suma, trabalhar com uma grande agência a longo prazo faz com que seja entregue o melhor projeto para as partes interessadas, sejam elas internas e/ou seu público. Claro, isso tem um preço, mas a longo prazo o investimento vale a pena. Você tem uma equipe do seu lado que conhece suas necessidades dentro e fora do seu negócio. Além disso, você não precisa investir seu tempo valioso em estabelecer uma relação cada vez que você colocar vagas em aberto, por exemplo.

Conhecer um ao outro

É importante para os dois lados desenvolverem e manterem relações além do primeiro contato. Para obter o máximo proveito de sua parceria, o ideal seria a realização de reuniões regulares com a sua agência, em torno de uma vez por mês. Isso garante que todos estão trabalhando para um objetivo comum e permite que a sua estratégia de marketing esteja alinhada.

O ideal seria envolver os setores de branding, marketing, TI, digital e aquisições logo no início da relação, para que as melhores práticas possam ser estabelecidas rapidamente em todos os departamentos. Garantindo assim que todos estejam concentrados no que importa para o seu negócio.

Os clientes não são cópias de carbono da marca que eles trabalham, ou seja, cada pessoa tem sua própria maneira de se aproximar de um projeto. Uma boa agência enxerga seus clientes como indivíduos, e trabalha para adaptar os seus processos para atender tanto o indivíduo como a empresa de forma abrangente.

Clique aqui para comentar ( )