Redes Sociais

Confira os melhores horários para postar nas redes sociais

Engana-se quem pensa que a função de um social media é só postar foto bonita nas redes sociais. Muito além da publicação, há um trabalho intenso de análise de tendências, perfil de usuários, atualização de aplicativos e conhecimento de produto para atrair o público e gerar retorno ao cliente. Para dar uma mãozinha nesse processo, a Sprinklr – especializada em gestão de redes sociais – divulgou sua pesquisa anual Horários Nobres nas Redes Sociais.

A empresa avaliou o comportamento de usuários e marcas no Facebook, Twitter e Instagram durante todo o ano de 2015. Além da visão geral, o levantamento ainda traz uma análise inédita por segmentos de mercado. Para chegar ao resultado abaixo, a Sprinklr analisou mais de 160 milhões de menções nas redes considerando os dias e horários mais movimentados em cada uma delas. Uma ferramenta poderosa para quem quer dar um up no alcance.

Facebook

Os melhores dias para o Facebook são terças e quartas. No entanto, há um equilíbrio nos acessos durante os dias úteis. O melhor horário é no intervalo para o almoço.

FACEBOOK 800 510A participação dos usuários por dia da semana em percentual é:

  • Domingo – 9,9%
  • Segunda-feira – 15,1%
  • Terça-feira – 16,5%
  • Quarta-feira – 16,8%
  • Quinta-feira – 16,1%
  • Sexta-feira – 15,1%
  • Sábado – 10,6%

Twitter

Os melhores dias para o Twitter também são terças e quartas, mas no período da noite. Os picos de audiência são entre 21h e 23h. O aumento se explica pela preferência dos usuários em comentar – em tempo real – sobre novelas, reality show e jogos de futebol na rede dos 140 caracteres.

Twitter

A participação dos usuários por dia da semana em percentual é:

  • Domingo – 11,8%
  • Segunda-feira – 14,1%
  • Terça-feira – 15,7%
  • Quarta-feira – 16,7%
  • Quinta-feira – 16,6%
  • Sexta-feira – 14,4%
  • Sábado – 10,7%

Instagram

Os melhores dias para o Instagram são quintas e sextas. Diferente dos outros aplicativos, é possível perceber que não há picos de audiência no Instagram, mas ainda assim os melhores horários são no intervalo do almoço, entre 11h e 14h, e de noite, das 18h às 22h.

Instagram

A participação dos usuários por dia da semana em percentual é:

  • Domingo – 13,5%
  • Segunda-feira – 14,0%
  • Terça-feira – 14,3%
  • Quarta-feira – 14,5%
  • Quinta-feira – 14,8%
  • Sexta-feira – 14,6%
  • Sábado – 14,1%

Redes Sociais e segmentos

A pesquisa também avaliou o conteúdo das postagens por segmento para analisar a aplicabilidade em cada rede social considerando as peculiaridades e foco do público.

segmentos

E agora?

Diante dos resultados, os profissionais  devem ter em mente o quão difícil é se destacar num ambiente tão concorrido. É importante não esquecer que o seu público é único e cada rede social tem um perfil e uma forma diferente de trabalhar.

O planejamento é a chave para extrair o máximo das ferramentas e alcançar os consumidores. O grande desafio agora é descobrir como produzir um conteúdo relevante e engajador e, ainda, como se fazer notar no momento que seu consumidor está conectado. Atenção com o time é uma forma excelente de não perder oportunidades.

Então é isso…

Que a força esteja com vocês!

 

 

 

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