Fotografia: Paulo Pinto
Design

Conheça Jarbas Agnelli, o artista multimídia

Birds on The Wires, fotografia de Paulo Pinto - Estadão

imagem:biginterview.org

imagem:biginterview.org

Muitas vezes quando pensamos em grandes nomes do design e publicidade, pensamos em estrangeiros. Mas temos muita gente boa aqui no Brasil. Certo dia estava vendo TV e me deparei com um programa do canal Arte 1. O documentário, Design Gráfico Brasileiro, abordava o tema motion design. Além de ser apaixonado por esse tema, é meu principal meio de trabalho e não pude deixar de ver. Nele diversos nomes do design, publicidade, audiovisual e motion eram apresentados, mas um em especial me chamou atenção: Jarbas Agnelli. O cara tem um trabalho sensacional e reconhecido mundialmente. Produziu materiais que eu já conhecia, mas não sabia que eram dele. Então decidi pesquisar mais e encontrei uma mina de inspiração, design e cultura!

Jarbas não é apenas um motion designer ou publicitário. Ele possui conhecimentos de cinema, ilustração, música, edição e direção de vídeo e ainda conta com mais de 450 vídeos no currículo. Isso explica o título, “um artista multimídia”. Além de utilizar de várias mídias para expressar suas ideias e conceitos, na década de 90 já produzia comerciais e trilhas sonoras para comerciais de tv em sua casa. Lembrando que a tecnologia na época não dispunha de tantos softwares e tecnologias avançadas.

Em 2001, fundou o Adstudio, que tem um portfólio fantástico. De lá pra cá, com sua extrema experiência, coleciona diversos prêmios nacionais e internacionais de publicidade, música e TV, como Cannes, Clio, NY Festival, Andy, El Ojo, Profissionais do Ano, 3 Leões de Ouro, etc. É prêmio que não acaba mais.

Dentre os grandes projetos, destacam-se “Is The New”. Da Follow Magazine, onde a técnica de stop-motion é explorada.

O Comercial da Revista Época – A semana –  Vencedor do Grand Clio – Maior prêmio de mídia eletrônica de publicidade Brasileira de todos os tempos.

Agora talvez o trabalho mais viral de Agnelli, “Birdes on the Wires“, um vídeo animado que teve milhões de acessos em todo o mundo. Certo dia ao ler o jornal pela manhã, viu uma imagem do fotógrafo Paulo Pinto (Estadão), onde haviam diversos pássaros em fios de postes, Jarbas percebeu que se parecia muito com notas musicais. Até aí okay, muita gente já teve essa percepção. Porém, como tinha conhecimento em música e vídeo, fez o arranjo da melodia e animou momentos das “notas musicais” para que as pessoas entendessem. Resultado: Sua obra “Pássaros nos fios” foi escolhida como um dos Top 25 melhores vídeos do Youtube Jogar Guggenheim, uma bienal de vídeos criativos. A obra também foi exibida em Berlim, Bilbao e Veneza. E não é que a música ficou bonita e interessante!? Confira o vídeo na íntegra:

Clique aqui para conhecer a história da foto de que virou música com o olhar e sensibilidade de Jarbas, no TEDx São Paulo de 2009. Simples e genial.

Outro viral é o filme “Cidade do Samba”, com a colaboração do fotógrafo australiano Keith Loutit, que contou com técnicas de Tilt-shift e proporcionou resultados incríveis.

Uma outra grande criação é o vídeo clipe da Banda O Rappa, “Instinto Coletivo”, vencedor do MTV Awards de 2003 (Melhor direção de arte). Eu particularmente acho esse clipe uma obra fantástica. Reúne técnicas de tipografia cinética, movimentos e composições de câmera super legais, estilos e linguagens variadas como o Cordel, enfim, é uma riqueza de detalhes (e novidade para a época).

E para fechar, um dos trabalhos mais recentes do Adstudio, com direção de Agnelli, “Letras”, feito para Folha de São Paulo:

Muito inspirador! Para conhecer mais o trabalho desse incrível profissional, acompanhe pelo Youtube e Vimeo.

Uma lição que fica para todos nós criativos, é que sempre é válido produzir conteúdos autorais. Sem muita pretensão, Jarbas fez o vídeo dos pássaros e foi o trabalho que mais teve repercussão. As vezes uma ideia simples, que até outras pessoas já tiveram, não se tornam realidade pela falta de iniciativa. Portanto, se tem alguma ideia, coloque-a em prática!

Espero que tenha gostado! Deixe seu comentário, é muito importante pra gente!

Abraços!

Clique aqui para comentar ( )