Blogs de Design e Publicidade promissores para 2016
Inspirações

Conheça os blogs de Design e Publicidade que você deve acompanhar em 2016

O ano de 2015 foi com certeza um ano de expansão e desenvolvimento para muitos blogs de Design e Publicidade. Alguns você provavelmente já acompanha e segue nas redes sociais, outros talvez você nem conheça ainda, mas todos eles tiveram o seu grau de crescimento observado.

Então, nessa minha segunda publicação do ano, resolvi destacar alguns portais que você, como estudante e/ou profissional de uma das áreas, precisa fica de olho durante 2016.

Antes disso, quero recordar que, se você não sabe ou não lembra, eu elaborei uma lista parecida na virada de 2014 para 2015 e recomendo que você releia aqui  antes de continuar nesse texto, só para você compara ao final se alguma coisa mudou e talvez até entender o porque da mudança.

Leu? Então agora podemos seguir com a lista para 2016, ressaltando que ela está dividida por área de conhecimento, uma vez que são nichos diferentes e ambos contemplados nesse blog que vos fala.

E não se preocupe, pois não existe um ranking aqui, ou seja, a numeração que você vai ver é apenas a caráter de organização. Mas ao mesmo tempo, procurei juntar aqueles que são relevantes para mim em ordem de relevância que tiveram durante o ano.

Vamos nessa? Então boa leitura e espero que gostem!

Blogs de Design

  1. Design Culture

Home do Blog Design Culture

Já deu aquele sorrisinho tipo: “lá vem ele puxando o saco do patrão” não é? Mas por incrível que pareça não é bem assim. Esse blog que vos fala já era uma referencia pessoal antes de eu entrar para a equipe e continua sendo até hoje.

E não só para mim, mas acredito que para vocês também e para muitos universitários e designers do brasil. Desde 2012, quando foi criado por Iran Pontes, vem se destacando trazendo o melhor da cultura do design para vocês.

Tivemos algumas mudanças de layout, inclusive essa, a mais recente e inovadoras que fizemos. Ganhamos o prêmio Top Blog em 2013/2014 na categoria Design e Comunicação (quando ainda existia) e mais alguns bons prêmios por aí como Twitter Top of Mind 2012.

Enfim, em 2016 muita coisa boa vem por aí, como já foi adiantado nesse artigo publicado por Iran. Por isso, eu o considerei o topo da lista, pela sua rápida expansão e promissor desenvolvimento.

  1. Designerd

Home do Blog Designerd

 

Foi fundado em Outubro de 2009 por Guilherme Dantas e desde então só obteve mais e mais espaço na blogosfera do Design, atingindo o topo do ranking dos maiores blogs da categoria no país.

Foi contemplado por 3 anos consecutivos com o Top of Minds do Twitter Brasil em 2010, 2011 e 2012. Esteve entre os 50 mais influentes em tecnologia no brasil em 2013 e também figurou entre os 20 mais criativos de 2012.

No ano passado, manteve o sucesso conquistado, ficando ainda mais conhecido e comentado nas redes sociais. Acesse clicando nesse link aqui

  1. Criatives

Home do blog Creatives

 

Assim como os blogs acima, além do design em si, o Criatives incorpora em suas categorias curiosidades, fotografia, artes e tecnologia. Seu intuito hoje é abordar assuntos que contemplem e abarquem profissionais criativos de todas as áreas.

Foi fundado em Maio de 2011 pelo Designer Web Stifler Mendes com uma equipe de 6 colaboradores que primam pela qualidade de seus conteúdos tanto do blog quanto de suas redes sociais.

Seu portal trocou de layout 3 vezes durante os anos de vida que tem, assim como também mudou seu logo conjuntamente, como você pode conferir na imagem abaixo, retirada do site.

Exatamente por sua busca constante por evolução e por sua explosão de alcance em 2015 que o coloquei nessa lista em uma alta posição. Acesse o site aqui .

  1. Abduzeedo

Home do site Abduzeedo

 

Esse é o único site desse lista que é gringo, mas esse ano ganhou uma fanpage no Facebook em Português. Além disso, se destacou e muito como uma fonte estrangeira de inspiração para muitos criativos da nossa terrinha, e por isso está aqui.

Um fato curioso, que corrobora para sua presença nesse texto, é que o Abduzeedo foi concebido por um designer Brasileiro, o Fábio Sasso, em 2009. Ele traz categorias sobre Web Design, Artes, Design Gráfico, Ilustração, Fotografia, Arquitetura e muito mais criatividade.

Como dito em sua página sobre, esse não é apenas mais um blog sobre Design, ele traz um pouco de bons tutoriais e muita inspiração a todo e qualquer criativo. Vale a pena conferir aqui o porque desse sucesso todo.

  1. Des1gn On

Des1gnon 2016

 

“É um blog para se atualizar sobre o design do dia-a-dia”. Nada melhor do que uma frase autoral para definir esse portal. Ele foi fundado em 2009, já ganhou o Top of Minds do Twitter por dois anos consecutivos, em 2011 e 2012. Nesse mesmo período conquistou o Top Blog 100 e desde então vem realmente se destacando.

O seu público abrange desde estudantes e profissionais de design e artes até leigos no assunto, mas que mantêm um forte interesse pelos temas. Acesse já  e descubra porque ele promete em 2016.

  1. HEBE Design

Home do blog Hebe Design

 

Atualmente o site está em manutenção (como você pode ver no print abaixo), por isso se você acessar não vai encontrar muita coisa. Porém, deixando o seu endereço de e-mail você vai ficar sabendo em primeira mão quando ele estiver pronto.

Mas, para o seu conhecimento, ele foi fundado em 2012 e segue uma linha bem diferente dos outros blogs de design que já citei e que você conhece. Sua proposta recai no humor misturado com design, ensinando e inspirando.

Que doidera né? Pois é, realmente algo muito novo e por isso despontou em 2015 e promete muito mais sucesso em 2016, vide a manutenção de seu portal, o que demonstra evolução.

Enquanto seu blog não vem, que tal conferir a sua fanpage  que também está uma gracinha? Rsrsrs.

  1. CuteDrop

CuteDrop 2016

 

Assim como a maior parte dos blogs e sites aqui mencionados, o CuteDrop nasceu em 2009 pelas mãos de Letícia Motta, diretora de arte e designer. A ideia inicial era funcionar como um curador de conteúdo, ou seja, um repositório de links e ideias.

Mas, a partir do ano seguinte começou a ser um verdadeiro laboratório criativo e cresceu exponencialmente. Ganhou um novo layout, ficou mais “profissional” e também ganhou prêmios como o Top of Minds Twitter 2011 e 2012; foram considerados o blog do mês pela revista Wide de Julho de 2013 e foram finalistas do prêmio Peixe Grande 2014.

Nesse ano que passou se destacou por seus cursos livres e workshops inaugurando o CuteDrop Plus, uma plataforma exclusiva para iniciativas na área educacional. Confira o blog e continue se apaixonando em 2016!

  1. Zupi Design

Home do site Zupi

 

Esse não é apenas um site de design, é um estúdio completo com temas também relacionados a artes, criatividade e web. De todos os que citei aqui, e ouso dizer, da Internet toda, essa é a mais antiga referencia para os criativos de plantão, pois foi idealizado em 2001, quando o mundo digital ainda não era um terço do que é hoje.

O estúdio expandiu tanto que ele não possui apenas sua sede na Vila Mariana em São Paulo, mas também escritórios no mundo todo como Austrália, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, França, Holanda e Itália.

Seu foco de trabalho é o Branding, Design, redes sociais, Web, Marketing e SEO, além de projetos especiais na linha editorial. Resumindo: um polo de referencias e conteúdo a um clique do seu mouse. Acesse e descubra aqui porque ele vai despontar ainda mais em 2016.

  1. Clube do Design

Home do site Clube do Design

 

Esse blog é simplesmente sensacional e deve estar na lista dos melhores de todo Designer e profissional de criação. Ele segue uma linha um pouco diferente dos primeiros dessa lista, pois aponta para a educação através de tutoriais bem descolados e cursos fabulosos.

Possui um vasto material em seu canal no Youtube sobre o pacote Adobe inteiro, nos diversos níveis de conhecimento, além do bom e velho Corel Draw. Por isso, se você está começando agora na área ou até mesmo tem uma dúvida “cabulosa” eu aposto que eles tem a solução.

Visite o site e constate você mesmo que eu não estou exagerando. Por quê seguir o Clube do Design esse ano? Simples, porque seu conteúdo impressiona tanto que bombou nas redes sociais em 2015.

  1. 100% Design

Home do blog 100% Design

Foi fundado em Março de 2009 por Erik Getzel, do Rio de Janeiro, com o objetivo de trazer informações e inspiração sobre tudo relacionado ao tema Design e suas formas, inclusive tipográficas. Por isso é um site parceiro do Design Culture e por ser constante fonte de pesquisa para estudantes e profissionais da área.

Ganhou o Top of Minds Twitter 2012 e desde então vem cumprindo sua missão com mais de 780 artigos publicados e 12 mil imagens disponibilizadas. Acesse agora e aproveite para salvar nos favoritos porque 2016 promete.

  1. Designers Brasileiros

Home do blog Designers Brasileiros

 

Também na linha dos tutoriais para designers acrescido de notícias relevantes ao mercado, o Designers Brasileiros fundado por Dalmir Junior cresceu bem em 2015 e se tornou conhecido daqueles que nem sequer haviam ouvido seu nome.

Além disso, tem temas relacionados ao Web Design, Design de Interiores, Design Gráfico e Automotivo. Ganhou o Top Blog 2011 (detalhe, no ano de sua fundação) e em pouco tempo se tornou autoridade no assunto. Vai deixa passar essa oportunidade de acessar o site ?

 

Blogs de Publicidade

  1. Adnews

Home do site Adnews

Este é um site com todas as letras maiúsculas que você quiser colocar, pois é um dos maiores e mais conhecidos (inclusive lá fora) na área de publicidade. Traz sempre notícias fresquinhas e atuais sobre o mercado, com as principais campanhas e eventos existentes.

Foi fundado nos idos de 1999, a era jurássica do marketing digital, e sempre objetivou e trouxe muita cultura, mídia, tecnologia, negócios e artigos mega atualizados. E é por esse motivo quem nesse ano ele continuará com a corda toda. Acesse agora e se delicie!

  1. B9

Home do site B9

 

Foi lançado em 2002 por Carlos Merigo sob o nome de Brainstorm9 e hoje figura entre os mais influentes no mundo da publicidade Brasileira. São responsáveis pela cobertura dos grandes eventos de tecnologia e cultura do mundo.

Em 2015 intensificaram sua presença com o seu famosos BrainCast, o podcast que reúne renomados profissionais para debater temas relevantes e notícias fresquinhas da praça.

Já passaram por modificações no layout do site, que ficou muito mais interativo e em seu logo e nome, mais enxuto e atual. Isso significa que mudança também faz parte do vocabulário deles. Acesse o site  e veja o porque ele ainda é promissor para esse ano.

  1. Plugcitários

Home do Blog Plugcitarios

 

Esse você provavelmente conhece bem e já acompanha, pois se tornou uma das maiores referências em blogs de publicidade do país. Mas, se você não está associando o nome a pessoa, ou melhor, ao portal, eu te ajudo.

O Plugcitários foi fundado em Março de 2011 com a finalidade de trazer notícias, cobertura de eventos, artigos e todo conteúdo relacionado ao mundo da propaganda e comunicação.

Suas categorias também passam por Cinema, Música, Arte, Fotografia, Games e Tecnologia. Sendo assim, é bem diverso e traz bastante conteúdo diário para você.

Teve destaque em 2015 por seus cursos presenciais realizados com o Plugcitário School e o Plug no ar, que igualmente expandiu e conquistou de vez as principais capitais do brasil. Só nos resta continuar de olho em 2016 porque coisa boa vem por aí!

  1. Vitamina Publicitária

Home do blog Vitamina Publicitaria

 

Esse é o site do Daniel Chonfi que desde 2009 se compromete a entregar criatividade, inspiração, comunicação digital e marketing em pílulas diárias de informação. A especialidade aqui é basicamente o “Novo Marketing”, mais conhecido como Inbound Markerting, no quer Daniel é craque.

O blog contém mais de 1700 matérias publicadas em diversos formatos: texto, áudio, vídeo e imagem com uma visão bem panorâmica e fora da caixa, ajudando o publicitário (claro que não somente) se achar nesse meio.

Seu crescimento no ano passado se deve a inúmeras coisas, mas acredito que a principal seja a de que eles conhecem e exploram a sua audiência de uma maneira formidável. Tanto que os consideram uma “comunidade formadora de opinião”.

Foram considerados pelo Twitter um dos veículos de comunicação mais influentes do país. Participaram 3 vezes do Top Blog e estiveram entre os 6 sites de publicidade mais criativos do brasil. Nesse último ano lançaram alguns cursos online de peso, como o treinamento Mídia, não Marketing.

Confira agora e não deixe de colar neles em 2016.

  1. Geek Publicitário

Home do site Geek Publicitario

O Geek iniciou os trabalhos em Maio de 2013, quando Matheus Ferreira, cansado da mesmice na web, resolveu criar um blog que falasse sobre publicidade, tecnologia e TV sem ficar piegas e repetitivo.

Como o nome sugere, lá você vai encontrar um pouquinho de conteúdo Geek claro, mas o que o fez se destacar em 2015 foi justamente sua pegada “mente aberta” e linguagem direta, sem papas na língua ou ficar em cima do muro. E por isso acredito que você deve ficar de olho nele em 2016, ainda vai dar o que falar!

  1. Comunicart

Home do blog ComunicArt

 

O ComunicArt nasceu em Outubro de 2012 pelas mãos e criatividade de Bruno Bardella. Sua missão é reunir notícias atuais da área de comunicação, focando em inovação e criatividade, tendo como consequência lógica a inspiração por meio do conteúdo publicado.

Em 2013 o blog cobriu grandes eventos de Publicidade e Propaganda em tempo real como o Festival de Publicidade de Gramado, Campus Party, Youpix, Plug no ar, CSM – Curitiba Social Media e muitos outros. E imbuído nesse espírito inaugurou no final desse mesmo ano o ComunicArt Marcas para relatar um pouco da história das grandes marcas.

Depois disso foi só alegria: ganhou o Top Blog 2014 na categoria Comunicação e Marketing e teve a chancela do Prêmio Brazil Quality. O ano passado então foi só alegria, pois despontou nas redes sociais, atraiu muito mais seguidores e hoje figura na lista entre os grandes blogs de Publicidade do país.

Acho que já deu para você perceber que tem um grande potencial para ser seguido. Então, não espere mais tempo e acesse o ComunicArt agora mesmo!

  1. Café com Galo

Home do blog Café com Galo

 

O Café com Galo tem uma história bem interessante, pelo menos em relação a escolha do nome. Jefferson Zysko, o fundador, e sua equipe, quiseram reunir símbolos que representavam a Comunicação e Publicidade em poucas palavras.

Daí pensaram: os publicitários em geral enfrentam diariamente longas e exaustivas jornadas de trabalho e acabam tomando muito café para se manter acordado. Por outro lado, o Galo é o ícone oficial que representa a profissão do Comunicador e Publicitário. Então por não unir as duas simbologias?

Assim, em 2011, o blog surgiu trazendo um conteúdo diferenciado e de qualidade sobre as áreas que se propões de maneira criativa e regada a muito café, é claro.

Já ganhou o prêmio Top Blog em 2011 e 2013 na categoria Marketing e Comunicação e Top of Mind Twitter 2011 e 2012 e em 2013 também criaram sua revista homônima. Dessa forma, ele não poderia deixar de se destacar nos anos seguintes, inclusive em sua redes sociais, e se tornar uma promessa para 2016. Confira o blog!

  1. Blogcitário

Home do site Blogcitário

 

Esse é o portal de Caio Costa, Baiano de Salvador, que em Fevereiro de 2004 (esse já tem é história para contar), decidiu trazer notícias fresquinhas do ramo Publicitário para a Internet quando poucos faziam isso. Porém existe um diferencial (na época era uma grande diferença): traz novidades do mundo inteiro, não apenas Brasil.

Já ganhou em terceiro lugar o prêmio regional Central do Outdoor e fez parte de uma das principais redes de blogs do país, o Hitchclive. Figurou no ranking do Blogblogs e foi indicado pelo concurso Best Blogs Brazil, sendo também o 3o mais votado no Midiatismo como melhor portal, site ou blog de Comunicação e/ou Marketing do país.

Agora você entendeu porque ele está nessa minha lista? Isso mesmo, tem uma longa estrada e portanto experiência como blog de Publicidade. Logo, é melhor você acessar o blog e salvar logo no favoritos para não perder nada nesse ano que começa.

  1. Publicinove

Home do blog Publicinove

 

Esse é um blog que nasceu se propondo a ser o melhor e mais criativo da área, incorporando o Marketing, Branding, Games e curiosidades interessantes para inspirar qualquer um. Um detalhe curioso não poderia ser esquecido: o Publicinove foi criado por Victor Brito, que também é fundador do Bons Tutoriais, que virá em seguida nesse artigo.

Seu destaque em 2015 se deu principalmente por seu conteúdo relevante, em ciam da notícia e pertinente a sua audiência. Não foi por acaso que fez sucesso em sua redes sociais e promete muito mais nesse ano. Então acesse e não fique de fora dessa!

  1. Bons Tutoriais

Home do blog Bons Tutoriais

 

Foi fundado no final de Agosto de 2008 também pelas mãos de Victor Brito, como disse anteriormente. Ele atende as duas áreas abordadas aqui: Design e Publicidade e portanto serve as duas listas, por isso resolvi citá-lo nessa parte e não na anterior, pois é quase que final do texto (um resumo vai).

Traz tutoriais bem interessantes e completos para os designers e estudantes de Design, como o nome do portal sugere. Mas também apresenta conteúdos de qualidade para quem é amante ou trabalha com Publicidade. E para completar, também tem sua parte de cursos que se aprimora a cada dia.

Sendo assim, está mais do que na hora de você conferir o blog e ficar ligado nele em 2016 se quiser aprender ainda mais.

  1. Publicitários Social Club

Home do site Publicitarios SC

O Publicitários S.C, como também é conhecido, é um blog de comunicação voltado para estudantes e profissionais do ramo. Foi fundado em 2008 por Thiago Acioli e já é um velho conhecido do mercado, exatamente por figurar entre os melhores e maiores desse segmento no Brasil.

Também já ganhou o top 1 e 2 júri acadêmico do prêmio Top Blog 2012 e 2013/2014, onde também este nos top 100 em 2011 e 2010. Foi agraciado como mais criativo do Twitter no Top of Mind 2010 e 2011.

Vamos resumir? Se ele esteve bem esse tempo todo, movimento suas redes sociais e atraiu mais e mais seguidores, não da para você não acompanhar em 2016 certo? Vai lá!

  1. AgoraPublicidade

Home do site AgoraPublicidade

Para finalizar a lista, mas não menos importante, vem o AgoraPublicidade, um site incrível com o que há de melhor e mais atual no Marketing e na Publicidade, posteriormente incorporando a Fotografia, Ilustração e Literatura.

Veio a público sob o comando de Deivid Vieira, e é considerado por ele mesmo “dente de leite” pois foi lançado em Março de 2015 (um bebê, mas já fortinho, rsrsrs).

Mesmo assim, a cada dia mais, junto a sua equipe formada por 12 profissionais criativos e dedicados, traz conteúdo de qualidade e dedicado a inspirar e levar conhecimento de forma rápida e prática para você que o lê e acompanha.

Pode parecer pouco e repetitivo, mas em apenas 8 meses de vida ele já alcançou quase 10 000 seguidores no Instagram e mais de 3 300 no Facebook, números esses que só tendem a crescer esse ano. Então, acesse já e não perca mais nada!

Clique aqui para comentar ( )