Entretenimento

Conheça os Fashion Films: obras audiovisuais conceituais e experimentais

Fashion Films são curtas metragens que carregam consigo uma atmosfera conceitual, artística, experimental e (também) comercial do universo fashion. O Fashion Film tem uma lógica similar ao do videoclipe, mas invés de vender uma música, a proposta é vender uma marca ou produto; mas essencialmente o FF vai além disso, seu conteúdo flerta com um estilo de vida específico e tenta passar para o espectador a espiritualidade de tal marca. Por mais que sejam obras audiovisuais, os FFs não se encaixam na categoria de vídeos publicitários e também não são criados para o mercado do cinema. Muitas vezes, os Fashion Films são associados aos videoartes.

Os FFs têm em seu cerne, um grande potencial para viralizar, e consequentemente, gerar buzz marketing (ainda mais na era da convergência midiática). E sabendo disso, as marcas vêm investindo nesse tipo de plataforma midiática para estreitar as relações com seu público e consolidar sua imagem e seu conceito, apostando na produção de vídeos que expõem um determinado lifestyle condizente aos seus valores. Algumas marcas famosas que produzem FFs são Chanel, Dior, Adidas, Prada, Dolce & Gabbana, Miu Miu e tantas outras.

O vídeo “Fashion Film” com Lizzy Caplan para a marca Viva Vena! faz uma brincadeira metalinguística sobre os Fashion Films.

Ao longo dos anos, vem surgindo diversos festivais ao redor do mundo dedicados aos Fashion Films. Aqui no Brasil, temos o SPFFF (São Paulo Fashion Film Festival) fundado desde 2012. Um dos maiores (e pioneiros) estúdios de produção de FFs é a SHOWstudio, fundada no início dos anos 2000. Atualmente, existe um acervo enorme de Fashion Films na web. No Vimeo e no Youtube existe dezenas de canais dedicados aos FFs, como por exemplo, o célebre Nowness. Outro canal que se destaca também é o da i-D, uma revista de moda britânica que produz semanalmente diversos Fashion Films e documentários que perpassam pelo universo da música, moda, arte e cultura. Outra revista de moda que também tem uma seção dedicada aos Fashion Films é a W Magazine. Em síntese, a popularidade dos FFs vêm crescendo exponencialmente ao decorrer dos anos.

Uma das características mais fortes dos Fashion Films é a sua direção de arte rebuscada; há um olhar e um zelo peculiar na direção de fotografia, perpassando assim pelo transcendental, conceitual e experimental. Os Fashion Films servem de inspiração para qualquer profissional da área de criação, vale a pena estudá-los e analisá-los.

Logo abaixo, inspire-se com alguns FFs:

Clique aqui para comentar ( )