Design

Costurando faces

Com quantas técnicas diferentes pode trabalhar a mente infinita dos artistas?

Cayce Zavaglia vai além. Ao invés de telas, papel ou qualquer outro substrato e técnica convencionais, ela cria retratos bordados.

O trabalho da artista americana se concentra nos retratos de amigos, familiares e colegas artistas. A certa distância as obras podem ser vistas como pinturas hiper-realistas, e só depois de um olhar mais cuidadoso se revela a verdadeira construção da obra. Um sem número de cores de linhas, horas e horas para costurar cada detalhe. O processo da artista é minucioso e detalhado. Veja alguns de seus trabalhos:

Um fato inusitado sobre Cayce é que ela valoriza tanto a frente quanto o verso dos bordados. Curiosamente, a parte de trás do tecido a inspirou a voltar a pintar, tomando como base esse mundo de pontas soltas, nós e caos, que ela pode facilmente traduzir para o mundo da pintura.

Era a presença de outro retrato, visivelmente muito diferente da imagem da frente meticulosamente costurada, mas talvez mais psicologicamente profunda. A beleza casual encontrada nesta imagem verso criou um contraste assombroso para a imagem da frente e instigou a artista a focar o seu trabalho nesse paradoxo.

Gisele Monteiro

Clique aqui para comentar ( )