Ideas Inspiration Creativity Biz Infographic Innovation Concept
Design

Criatividade – combustível para uma vida melhor 

Quase sempre a criatividade é associada à inovação e à capacidade de desenvolver algo novo, inovador. E na verdade, é difícil mesmo pensar nas grandes invenções de nossa história sem a existência da criatividade, sobretudo como uma força motivacional para a habilidade humana de pensar soluções para uma vida melhor.

LAMPÉ quase impossível mensurar a existência da lâmpada de Thomas Edison, o telefone de Graham Bell ou até mesmo as serras circulares de Tabitha Babbitt sem considerar que a força criativa, inerente ao ser humano, mas potencializada por alguns, seja tão importante nesse processo criativo. É bom saber que, apesar dessas renomadas invenções, o processo de inovação está ligeiramente ligado ao nosso cotidiano, mesmo nas coisas simples. O diferencial criativo, porém, vem com alguns feitos ou fatos que fazem um ser humano “qualquer” passar de mero indivíduo à um a pessoa, mudando de expectador à transmissor, recebendo certo destaque, mesmo em coisas não tão grandiosas como a Teoria da Relatividade de Einstein, mas significativamente importantes para as vivências humanas.

shutterstock_112570745Quando um músico de capacidade conceptiva tão poética e racional, que ainda assim consegue transmitir emoção e mensagem reflexiva se torna reconhecido, não está este apresentando ao mundo apenas seus bons (ou não) instrumentos e habilidades manuais para o processo, mas também sua cognição, destreza e capacidade criativa. E isso faz com se torne alguém realmente bom no que faz, um profissional/artista que atua muito além de um bom estúdio de gravação.

header4-2O fato de ter esse conceito em mente, nos diz que não apenas os chamados gênios são criativos, mas que exista uma capacidade pertinente ao ser humano, escolhendo este, de forma individual, desenvolver ou não essas habilidades criativas. E dito isto, é excepcional ver o trabalho de um engenheiro de sucesso, de um famoso pop star, ou de um grande gênio como Da Vinci e até mesmo os renomados designers e publicitários que atuam de forma transformadora em nossa era contemporânea.

foto01Em suma, é bastante reconfortante saber que a capacidade de inovar, criar, conceber e reinventar coisas, pode –e deve – ser usada para aprimorar nossa qualidade de vida. Ou seja, se nós humanos, a despeito da posição social, cargo ou convicção politica e religiosa possui a capacidade de ser um grande criativo, acaba que sendo nossa responsabilidade desenvolver esse potencial criativo a fim de pensar em soluções otimizadas (e criativas) para aprimorar nossa vida, lembrando que “todo grande poder, traz grandes responsabilidades”.

Ideas Inspiration Creativity Biz Infographic Innovation Concept

Esse é um bom desafio e, com treinamento adequado e busca cotidiana pela arte da criatividade, pode-se alcançar bons resultados nesse campo da concepção inovadora, desenvolvendo a possibilidade de fazer da criatividade uma forte aliada não apenas na execução de jobs e projetos de Design, mas como uma ferramenta poderosa, intransferívelimpagável que auxilia nos entraves da vida

Todas as imagens utilizadas no artigo são do Shutterstock.

Clique aqui para comentar ( )