capa
Inspirações

Criatividade e saúde: uma relação poderosa

Opa! Como é que vai? Virou a noite fazendo freela? Dinheiro é sempre bom. Você sabia que enquanto ele entra na conta, a sua saúde pode estar te abandonando?

Não vale a pena gastar vitalidade para ganhar todo o dinheiro possível, porque depois você vai usar este mesmo dinheiro para recuperar a vida perdida, tarde demais. Já ouviu essa? É bem real. O uso do computador e trabalhar sentado nos torna, em grande maioria, sedentários em potencial. A questão é que além de estar perdendo saúde, você pode estar perdendo a sua capacidade criativa.

52608

Imagem: Pexels

Pizza, comida de microondas, refrigerante, bolachas (biscoitos!!!),  café em excesso e doces. Se você não consome nada disso diariamente, parabéns, está mais próximo de chegar ao objetivo que este artigo deseja inspirar. Todas as coisas citada são rápidas, fáceis e baratas de se consumir. A regra é não perder tempo  vida (corrija a frase na sua cabeça, agora mesmo). Que sentido faz ser um profissional criativo e consumir coisas que roubam a sua clareza mental? O seu trabalho acontece todo aí dentro, na cabeça. Gostaria de lembrar que comer mal prejudica o nosso corpo e isso inclui, principalmente, o nosso cérebro. Porém, não só isso.

DORMIR É IMPORTANTE!

Eu entendo, as vezes é necessário levar as coisas até mais tarde, também passo por isso. No entanto, não deixe que  se torne rotina. Uma noite com poucas horas de sono produz impactos diretos na sua capacidade de atenção, criatividade, memória, humor e aprendizado. Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, criou um teste para comprovar. Pessoas que não dormiam há cerca de 19 horas, foram submetidas a uma prova de atenção. Essas pessoas cometeram mais erros do que pessoas com 0,8g de álcool no sangue (o que é equivalente a três doses de whisky). Foram realizadas também tomografias, constatando-se que jovens privados do sono sofrem redução de metabolismo na região frontal do cérebro (responsável pela capacidade de planejar e executar tarefas), além do cerebelo (responsável pela coordenação motora). O virote não vai te fazer um profissional bem-sucedido, na verdade, pode até te impedir de viver pra realizar isso.

BeWell-sen-2

Imagem: BeWell

CAFÉ É BOM! MAS FAZ BEM?

aquele up depois do almoço, dá um up de manhã, dá up em qualquer horário. O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo inteiro, principalmente por nós, criativos. Energiza as ideias, aquece a alma e o sabor é incomparável. Porém, assim como nos traz vários benefícios, pode prejudicar também. O excesso de café pode reduzir até a oxigenação dos seus neurônios. Ele também poderá causar dores de cabeça, enjôo (principalmente quando você bebe pela tarde, aquele café que foi feito pela manhã). A cafeína em grandes quantidades é capaz até mesmo de reduzir a sua resistência óssea. Em casos mais graves, o desenvolvimento de osteoporose por excesso de cafeína chega a ser possível. Uma bebida maravilhosa como essa também tem os seus perigos, então, manere!

44

Imagem: Cnmuqi

LEVANTA E ANDA

Vai, levanta e anda. Chega dessa cadeira, sério. Exercícios físicos, além de fazer bem para o corpo, podem estimular o raciocínio e automaticamente o nosso poder criativo. Em mais uma pesquisa da Universidade de Stanford, os estudiosos submeteram 176 voluntários a uma bateria de testes, que envolveram principalmente a caminhada. A conclusão foi de que dar algumas voltinhas aumenta em 60% o nosso potencial criativo, se comparado com o mesmo tempo que passaríamos sentados. Exercícios aeróbicos também te colocam estado de alerta (aquela disposição pra fazer qualquer coisa), por isso há tanta recomendação em se fazer no início do dia. Já pensou em pegar nos jobs com o cérebro calibrado para a genialidade? Caminhar é também parte do processo de busca por referências. Observar pessoas, ambientes, estabelecimentos, o mundo em que você vive.

Lá vai um desafio: faça uma caminhada com o seu celular e tire as fotos mais criativas que conseguir. Nos envie e as melhores serão divulgadas na página do Facebook!

pexels-photo

Imagem: Pexels

OS BENEFÍCIOS SÃO MUITOS

Meditação, alimentação, chás e mais um montão de coisas que irão hackear o seu organismo e torná-lo uma máquina muito mais criativa e motivada. Potente para proporcionar resultados incríveis no que for atuar. Como não dá pra juntar tudo em um artigo só, resolvi deixar aqui em baixo alguns links interessantes para você que está decidido em mudar o seu estilo de vida. Nesta etapa, o assunto se chama biohacking e é uma maneira mais profunda de encarar o que ingerimos e praticamos, tendo certeza de qual impacto causará no nosso corpo e buscando vantagens em cada detalhe.

Palestra “Coma fora da caixa”, por Flavio Passos
Meditar para o foco: A meditação mindfullness
O que é biohacking?
10 alimentos que irão turbinar o seu cérebro

Um conhecimento que decido compartilhar, pois tem tudo a ver conosco: profissionais em busca de inovar, evoluir e fazer diferença todos os dias. Comece fazendo a diferença em sí mesmo.

—————


Fontes: Revista Saúde, Personare, Cérebro & Mente

Clique aqui para comentar ( )