26_coração-01
Design

De onde surgiu o símbolo do coração

Ao longo da história o símbolo, ou algo semelhante, já teve vários formatos e teve diversos significados, a imortalidade, coragem, vitalidade e o amor.

O símbolo do coração é associado às mais profundas emoções humanas. Com origem, nas pinturas rupestres, como poderão ver na imagem abaixo.

mamute

Desde Aristóteles, que referia o coração como o centro das atividades emocionais do corpo humano. Por sua vez, os egípcios acreditavam que o espírito e intelecto residiam no coração e por esse motivo, era o único órgão, não retirado dos cadáveres nos processos de mumificação. Para os Gregos, tinha o significado de regeneração.

Na idade média, o símbolo começou a aparecer em imagens religiosas, o amor de Cristo pela humanidade.

Outras hipóteses sugerem a forma do coração como partes anatómicas, femininas, como o monte de Vênus, a vulva, os seios, nádegas ou até mesmo os testículos do homem. A religião afirma, que a forma do coração surgiu após os relatos de Santa Margarida Maria Alacoque, que tinha visões do Sagrado Coração de Jesus. As visões da santa, porém, aconteceram depois de 1600, quando o formato já tinha sido documentado.

 

Concluindo, poderemos ver que o símbolo existe realmente à muitos séculos, no entanto, o seu significado, varia de cultura para cultura.

Clique aqui para comentar ( )