Publieditorial

Décio Pignatari e Allan Sieber inauguram coleção da editora gráfica LTDA.

-“Beba Coca” e “Terra”, obras-primas do poeta concretista, e desenhos do cartunista Allan Sieber, marcam a estreia do catálogo da LTDA.

ATT00003

Um catálogo com artistas e ilustradores brasileiros de vanguarda em séries limitadas, reproduzidas utilizando processos clássicos de altíssima qualidade gráfica. Essa a proposta da LTDA., editora paulistana que está lançando sua loja online para a venda direta de gravuras a apaixonados e colecionadores de arte em todo o Brasil.

Na série de lançamento, o grande destaque são as reproduções em formato inédito de dois poemas fundamentais de Décio Pignatari—“Beba Coca” e “Terra”—, ambos publicados originalmente na mítica revista Noigandres nº4, de 1958. Completam o casting inaugural o cartunista Allan Sieber, o artista paraense Junior Lopes e os ilustradores Mateus Acioli e Fido Nesti. Em breve, a loja também disponibilizará edições limitadas de serigrafias do renomado ilustrador Luis Trimano e de gravuras do poeta e cartunista carioca André Dahmer.

Concebida com o propósito de resgatar obras clássicas e promover as novas gerações de artistas gráficos brasileiros, a LTDA. é um projeto idealizado pelo artista Gabriel Fraga e pela publicitária Carolina Tostes, utilizando a internet como único canal de exposição e venda das obras.

O objetivo é transportar a obra de artistas gráficos das páginas dos livros, jornais e revistas a peças que permitam a exibição e o colecionismo. “Utilizamos técnicas clássicas de reprodução de arte e os melhores papéis do mundo, com o propósito de criar objetos de fetiche, únicos e perenes”, afirma o editor Gabriel Fraga.

Numa época em que a arte digital ganha protagonismo e a reprodução de obras circula livremente pela internet, a LTDA. promove um resgate ao mundo do papel, com caráter único de qualidade e valor artístico a cada obra.

As séries são trabalhadas com matérias-primas e métodos específicos, que vão do relevo em metal à serigrafia. As reproduções, por sua vez, são numeradas e levam a assinatura de próprio punho do artista, além de um certificado de autenticidade, o que confere o caráter de coleção às peças.

“Se por um lado, as novas tecnologias ajudam na difusão da cultura, por outro, banalizam um pouco a questão estética. Nosso projeto nasceu com essa preocupação em valorizar o artista, para o benefício dos apreciadores das arte gráficas, que podem adquirir peças de real valor artístico e econômico, com a praticidade da internet”, explica Fraga.

LTDA. pretende se firmar como autora de coleções de relevância na cena das artes gráficas brasileiras, criando um mercado secundário de revenda das próprias séries, através de um modelo de galeria online.

As primeiras gravuras estão disponíveis por preços que variam entre R$198,00 e R$399,00. O endereço online da LTDA. é www.ltda.art.br.

Mais Informações

Para solicitar imagens em alta resolução, conteúdo sobre as obras e entrevistas, favor entrar em contato com:

 

Clique aqui para comentar ( )