Decoração moderna com cimento queimado

Durabilidade, baixo custo e visual moderno são algumas características mais buscadas quando o objetivo é escolher o material perfeito para revestir paredes ou pisos de um ambiente. Além das amplamente utilizadas opções de porcelanatos, cerâmicas e madeiras, tem sido crescente a aplicação também do cimento queimado. Esse material tem se tornado mais e mais popular, e caso você nunca tenha ouvido falar, tenha certeza de que já deve ter se deparado com ele marcando presença em casas, lojas, escritórios e outros locais diversos.

Mas o que seria o cimento queimado? Nada mais do que a mistura de cimento, areia e água que, depois de aplicada e nivelada, recebe o processo da “queima”. Apesar do nome, o fogo não entra em nenhuma etapa. O que acontece na realidade é a aplicação de pó de cimento na mistura ainda úmida, que depois passa a ser desempenada com uma desempenadeira de aço a fim de espalhar o pó de cimento, deixando a superfície bem lisa. O resultado é o cimento queimado com o aspecto que já conhecemos, e que pesa bem menos no orçamento em comparação a outras opções de piso existentes no mercado.

O toque urbano, elegante e neutro desse acabamento permite que sejam incluídas na decoração peças mais lúdicas, divertidas e dos mais variados estilos, como forma de dar mais vivacidade e calor frente à frieza cinza do cimento. Há também a opção de serem inseridos pigmentos à argamassa para que a tonalidade natural seja modificada. Para quem gosta apenas do aspecto visual, mas ainda não pretende aplicar o cimento na parede, piso ou teto, o ideal é experimentar as tintas que imitam o efeito desse material, já disponíveis no mercado. De qualquer forma, o cimento queimado causa sensação de amplitude ao espaço pela ausência de emendas em sua aplicação, além de dar liberdade a quem opta por utilizar este material – permitindo caprichar na decoração sem muito esforço e com soluções simples, deixando o ambiente atraente e contemporâneo.

 

Escrito por Mariany Carvalho

Referências: 01 | 02 | 03 | 04

Clique aqui para comentar ( )