Decoração rústica

Decoração rústica

Bastante conhecida e apreciada, a decoração com elementos rústicos é, sem sombra de dúvida, uma maneira criativa, elegante e exótica de compor uma ambientação com referências à natureza. Além de cair muito bem em casas de campo e demais residências, esse tipo de decoração também encontra terreno em alguns espaços comerciais, como lojas e hotéis, bem como em áreas abertas,  mas não deve se restringir somente a estes exemplos. Se a sua intenção é construir um ambiente de simplicidade encantadora e natural, aposte sem medo neste estilo, independente de onde queira aplicá-lo.

 Apesar de parecer simples, organizar um belo ambiente rústico requer atenção e boas escolhas. Para começar, esteja atento aos materiais utilizados neste decór. Para alcançar a rusticidade por inteiro, é interessante que piso, teto e paredes também entrem nesse clima despojado. Para o primeiro, madeiras e pedras são ótimas opções, pois além de aconchegantes também criam uma atmosfera mais livre – principalmente se mantidos nos acabamentos de origem. Lembre-se que algo realmente rústico é aquele que permanece em sua forma natural, portanto não tenha medo de expor um piso de tacos de madeira mais crus, ligeiramente imperfeitos ou de acabamento fosco. O teto, por sua vez, pode exibir sua composição original, mas caso a existência de um forro seja indispensável, não há problemas em aplicá-lo.

Para os mais ousados, apostar em todas as paredes com pedras ou tijolos aparentes é uma boa opção. Para os mais contidos ou que desejam fazer uma mescla do rústico com outros estilos, apenas uma parede lançando mão deste recurso é o suficiente para quebrar a monotonia e trazer a referência desejada. Está em dúvida sobre que móveis utilizar? Tenha definido em mente que tipo de resultado você pretende ter, pois a mobília e outros elementos como louças, quadros, objetos decorativos, tapetes e luminárias irão dar o toque final e concluir sua decoração. Em geral, muitas pessoas optam por agregar toques modernos e minimalistas à composição, o que resulta em interiores charmosos e com ares mais urbanos. Quanto aos tecidos, aposte nos lisos e claros, pois eles também serão os responsáveis por trazer simplicidade, tranquilidade e harmonia ao conjunto. Não se esqueça: combinar corretamente os materiais, cores e texturas são o caminho para uma decoração equilibrada e sem a aparência de descuidada.

Escrito por Mariany Carvalho

Referências:

http://www.desiretoinspire.net

http://pinterest.com/maristelalima/decoracao-rustica/

http://www.eugeni-pons.com/galleries/casa-priorat/

Clique aqui para comentar ( )