Decorando com estampas

Florais, abstratas ou geométricas, as estampas são amplamente utilizadas na decoração como forma de tornar os ambientes mais aconchegantes e criativos. Muitas vezes são o foco principal da ambientação, se fazendo presentes em diversos suportes. Há quem goste das mais discretas, e há também quem seja apaixonado pelas super coloridas e contrastantes. Para todos os casos e personalidades, confira nossas valiosas dicas sobre como aplicar as estampas presentes em papéis de parede, móveis, tapetes e acessórios, deixando a decoração ainda mais interessante:

Papel de parede

Papéis de parede

Prático e bonito, o papel de parede é um ótimo truque para incrementar as paredes do ambiente de sua preferência. Uma infinidade de modelos, texturas e acabamentos estão à disposição no mercado para todos os gostos, e os estampados são um show à parte quando aplicados de forma harmoniosa em um ambiente. Salas, quartos, lavabos, home offices e outros cômodos ganham um toque de criatividade com este artifício. Para não errar na escolha do seu papel de parede, leve em consideração elementos como a mobília, a cor das demais paredes, o piso e o forro que compõem o espaço. O ideal é identificar a paleta de cores e assim pautar a escolha dos elementos de acordo com este parâmetro, pois ele ajudará a evitar que sejam aplicados modelos que interfiram no conjunto.

Móveis estampados2

Mobiliário

Sofás, poltronas, mesas e cadeiras são alguns exemplos de mobiliário que podem receber estampas no estofado e através de pintura ou de adesivagem. Para utilizá-los de forma adequada, independente da estampa ser discreta ou chamativa, é necessário dar atenção não somente à paleta de cores, mas também aos demais móveis que fazem companhia a eles. Caso queira combinar várias estampas, evite excessos e considere o uso de peças lisas para fazer um contraponto.

Tapete

Tapetes

Em geral, tapetes ocupam a maior parte do espaço onde são aplicados. Isto faz com que sejam elementos de peso na harmonização de um ambiente: são notados quando bem escolhidos, e mais ainda quando destoam da decoração. Lembre-se de considerar os tipos de estampas com o restante do décor e, caso queira fazer um mix, defina uma cor de base para estar presente em todos os padrões. Se o espaço for pequeno, esteja atento ao tamanho e cor da estampa para não criar a sensação de que o espaço é menor do que parece.

Estampas 2

Acessórios

Para os que não costumam usar e abusar das estampas mas têm interesse em inseri-las discretamente na decoração, usar acessórios estampados é uma boa saída. Almofadas, cestos, mantas, vasos de planta, caixas e baús são bons exemplos de objetos que levam estampas e podem dar mais charme a uma decoração mais comportada. O segredo está em fazer com que tons mais neutros e peças lisas deixem os elementos com estampas tornarem-se o foco do ambiente, ou que pelo menos façam o papel de complementar o décor com criatividade. Neste caso, as estampas quebram qualquer sinal de monotonia e imprimem personalidade onde são aplicadas.

Gostaram das dicas?

Escrito por Mariany Carvalho

Referências: 01 | 02 | 03 | 04

Clique aqui para comentar ( )