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Conheça os departamentos e cargos dentro de uma agência de Publicidade

Se você já é um profissional atuante dentro do mercado Publicitário, seja um recém graduado ou não, esse artigo não é para você. Agora se você é estudante de Publicidade e Propaganda, Comunicação social, Propaganda e Marketing ou áreas afins, eu estou falando exatamente com você nesse texto. Portanto, fique comigo porque o que vou te falar é de extrema importância aos seus estudos.

Sabe aquele momento em que você está louco para se formar mas já ouviu e aprendeu tanta coisa que não sabe onde pode atuar no mercado de trabalho depois de graduado? Pois então, eu resolvi te dar uma mãozinha nessa série de 2 artigos que inicio a partir de agora.

Hoje, no primeiro deles, eu vou falar do mercado convencional, o de agências de Publicidade tradicional, onde várias funções e departamentos se conectam para responder ao briefing do cliente. Sendo assim o foco aqui não é o fluxo de trabalho dentro da empresa, mas sim o papel que cada um exerce em seu setor.

Organograma de uma agência de Publicidade

Organograma de uma agência de Publicidade

No segundo artigo, que será publicado na próxima semana, eu irei além. Vou abrir a sua cabeça para o mercado digital e o mix de mídia que é bem atuante e existente hoje em dia, incluindo suas várias áreas e aplicações práticas.

Agora chega de papinho mole e vamos começar.

Publicidade e Propaganda não é Marketing

 

Estrategias-de-Marketing

Antes de mergulhar de cabeça no mundo das agências eu preciso te contar algo que pode até parecer brincadeira, piada ou zuação com a sua cara, mas muita gente ainda confunde, por isso acho bom esclarecer.

O trabalho do Publicitário no dia-a-dia é bem diferente daquele exercido pelo marketeiro (por mais pejorativo que esse termo tenha ficado, ainda é usado). A propaganda nesse contexto é apenas parte integrante do trabalho do profissional de marketing.

O marketing, portanto, engloba outras funções como relações públicas, vendas comerciais, marketing empresarial, marketing político, gerentes de marketing e telemarketing, e-mail marketing e muitas outras atividades. No geral, ele está muito mais ligado a estratégia e planejamento do que qualquer outra coisa.

Departamento de uma agência de Publicidade

Os leigos no assunto ou até mesmo os estudantes universitários em início de curso, quando ainda vão prestar vestibular, confundem as funções de uma agência com apenas a criação, o que na verdade é só uma parcela do todo.

Logo, para acabar com o impasse e te ajudar a entender melhor esse universo, vamos entender essa estrutura de forma clara e na ordem que ela flui dentro da organização.

Atendimento

Importancia-Briefing

É a interface entre a agência e o cliente (empresa que contrata o serviço publicitário), o meio de campo que muitas vezes (sempre) vai ficar em cima do departamento de criação para entregar a primeira versão para aprovação. Por outro lado, é ele que vai negociar prazo e estabelecer o briefing criativo junto ao cliente.

O atendimento é o grande portal da agência, é ele que também capta novos clientes e mantêm o fluxo dos já existentes, criando um relacionamento constante. Isso no meio digital funciona bem diferente, como veremos no próximo artigo.

Planejamento

Pensamento estrategico

Ele coleta todas an informações recebidas do cliente com a equipe de atendimento e então estabelece as diretrizes do que deve ser feito para responder aquele problema levantado no briefing. Ele trabalha também com verba, comunicação e montagens de apresentações finais para o cliente, depois do “job” finalizado e entregue pela criação, que veremos mais adiante nesse texto.

Pesquisa

pesquisa

É aqui que começa o roteiro de uma campanha, por exemplo, pois o pesquisador fornece todas as informações que o planejamento precisa para traçar o seu plano. Coisas como referências de campanhas anteriores, tom criativo utilizado, trilha sonora, entre outras coisas.

Hoje em dia essa é uma função já extinta, basicamente, pois assim como a revisão textual, também pode ser realizada pelo redator na criação. Apesar de que muitas grandes agências hoje ainda mantêm seus revisores.

Criaçãocriacao

 

Sou suspeito para falar, mas é o departamento mais legal de uma agência, pois é nele que uma campanha, anúncio, spot de rádio, roteiro de Tv e Cinema e outras soluções são produzidas, desde o conceito até a ideia e peça final.

Geralmente é composto por um redator, que fica com toda a parte textual, e um diretor de arte, que traduz todo o conceito pensado em imagens e avalia as melhores alternativas estéticas. Juntos, o redator e o diretor de arte (ou designer gráfico, mas não vou entrar nesse mérito), criam todo o material publicitário que será futuramente veiculado na mídia.

Mídia

mdia

 

É esse setor que se define qual é a melhor mídia para aquele anúncio, campanha ou ação. Depois disso, ele também negocia e compra o espaço identificado como adequado e consequentemente pensa em soluções caso uma negativa aconteça para compra de um espaço.

Produção audiovisual e eletrônica

audiovisual

Esse departamento atualmente também já está extinto nas agências, mas é importante que você saiba que ele existiu um dia e ainda é feito, só que terceirizado para agências e empresas especializadas nesse área, não mais ficado alocado no mesmo espaço que as outras áreas.

Como você já deve desconfiar pelo título do cargo, ele é que garante a execução do projeto final entregue pelo atendimento, que depois de passar por todos os departamentos da agência, retornam ao começo prontos para veicular.

Aqui inclui-se a produção de um spot de rádio ou filme para comercial de TV, Cinema ou Web, como está cada vez mais comum hoje em dia, mas que também será enfatizado no meu próximo post. Por hora, entenda as funções que eram exercidas dentro da agência sob a chancela desse setor:

  • RTVC, sigla para Rádio, TV e Cinema
  • Tráfego
  • Assistente de produção

Resumindo…

checklist

 

Eu espero que até aqui você tenha compreendido o que se considera como modelo tradicional de agência de Publicidade e Propaganda. Mas quero também que fique claro, que atualmente isso está cada vez mais segmentado em partes e que novas área e perspectivas de trabalho como Publicitário surgiram, reforçando seu amplo leque de atuação.

Hoje esse modelo chamado de agência “full service”, ou seja, que oferece todos os serviços, está entrando em extinção e basicamente fica atrelado a grandes agências. Porém, mesmo essas, já terceirizam determinados trabalhos, tornando suas estruturas mais enxutas (o que ao meu ver é o formato ideal, mas isso já é discussão para o futuro).

Sendo assim, saiba que você ainda pode encontrar funções em:

  • Produção
  • Promoção de vendas
  • Gerência de produto
  • Conteúdo editorial

E muito mais, que aliás, estará no meu artigo da semana que vem, onde abordarei os novos horizontes da profissão Publicidade. Então, fiquem de olho e enquanto isso aproveitem para compartilhar e curtir essa publicação em suas redes sociais e recomendar para os amigos que pensam em entrar nesse barco. Vamos nessa? Bora compartilhar conhecimento?

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