com
Inspirações

Desenhe, imprima e coma!

Você já imaginou imprimir os seus alimentos a partir de ingredientes moleculares? E se você pudesse escolher o formato da comida a partir de um desenho do seu filho? Qual seria?

Foi pensando nisso que a brasileira Luiza Silva desenvolveu o Atomium – projeto que ficou em segundo lugar na edição deste ano do Electrolux Design Lab.

A ideia, uma impressora 3D que usa ingredientes moleculares para a criação de alimentos camada por camada e ajuda a criança a preparar sua própria comida de uma forma divertida, contribuiu para a melhor colocação já alcançada por um brasileiro na iniciativa.

Segundo Luiza, o objetivo por trás do projeto é abordar a questão global da adoção de estilos de vida saudáveis ??e combate a doenças crônicas, com inspiração nas brincadeiras e criatividade das crianças.

O modo de preparo?

Mostrar o desenho ao aparelho para que ele identifique a estrutura e construa cada camada de acordo com o pedido.

Parece simples, mas não é. O projeto teve base em uma vasta pesquisa sobre tecnologias existentes, sustentabilidade e comportamento das famílias. Para chegar no modelo final, foram necessárias dinâmicas com 40 crianças em duas escolas de Curitiba para saber os motivos da má alimentação dos pequenos.

Confira o vídeo do projeto:

Clique aqui para comentar ( )