Design

Design de Personagem

Muito se engana quem pensa que o mais importante no design de personagem é o traço ou a habilidade artística do ilustrador. O ponto chave de um personagem é sua personalidade. É preciso ter um toque único, ou vai sumir no meio de tantos mal projetados que existem por aí.

É preciso dar vida a eles e imaginá-los como pessoas reais. Como agiriam em tal situação? Ficariam irritados? Sorririam? Essas características são representadas em pequenos detalhes: a postura, roupas ou acessórios. Veja por exemplo o processo de criação da ilustradora Eva Figueroa López, da espanha (www.behance.net/eva_figueroa):

 

imh1

img2

 

Qual a personalidade que daria a ela? Provavelmente tímida, quieta e louca por música.

Há espaço no mercado para o design de personagens? Sim! Claro que muitos já pensaram no Dollynho, mas veja só, esse é apenas um dos campos que um “character designer” pode atuar (representando uma marca ou produto). Há a própria animação, design instrucional, campanhas publicitárias e no design editorial… Ou seja, o mercado é amplo!

Se for isso que você curte fazer, vá em frente. Torne-se um especialista… Que tal começar observando posturas engraçadas ou feições por aí e rabiscando no seu sketchbook?

 

Clique aqui para comentar ( )