TAXI
Inspirações

Design para melhorar as cidades #3

Olá, leitores.

Esse é a terceira parte da série, onde mostro o que de melhor um designer pode fazer para melhorar a as cidades, o país e o mundo. O projeto de hoje é antigo, mas ainda um referencial para projetos modernos e, da mesma forma que o projeto apresentado no último post, as tendências mundiais de mobilidade urbana.

Importante para o funcionamento de uma cidade da América do Sul, com mais de 13 milhões de habitantes, este projeto é outro ao qual se pode perguntar: Por que todas as cidades não tem essa sinalização tão eficaz? O projeto de hoje é a tradução do essencial do serviço público e, vai ao encontro do Prêmio concedido pela UNESCO em 2005 à cidade de Buenos Aires, o de Cidade do Design em 2005.

Projeto: Plan Visual Buenos Aires.

Plan Visual Buenos Aires é o nome do projeto desenhado entre 1970 e 1971 pelos escritórios Diseño Shakespear e Estudio González Ruiz, pioneiros em design de sinalização para hospitais e praças.

colectivo muniprograma

Desenhado para auxiliar as pessoas que locomovem-se de várias maneiras, este projeto de mais de 40 anos continua atual. Técnicamente perfeito e de grande valor também estético, o Plan Visual Buenos Aires já foi “copiado” por várias cidades na América Latina. As placas de rua, funcionando em 360 graus, com fundos escuros alto-contrastantes com a tipografia branca, tem o formato e o tamanho ideal

nomenclador

Neste projeto chama atenção, principalmente os ícones para identificação de serviços, como os da placa de táxi, indicado por uma mão estendida – mostrado a forma de se chamar um táxi na cidade – e a paleta cromática amarela e preta, a cor dos carros que prestam o serviço.

plan-visual011 TAXI

Recomendo, para uma leitura aprofundada, este post do Sinalizar, que mostra o projeto, que é um patrimônio urbano e uma aula de design, em um estudo bastante minuscioso e completo.

Um abraço e até a próxima, amigos.

Referências:

http://www.sinalizarblog.com/index.php/plan-visual-buenos-aires/

http://www.designculture.com.br/o-design-grafico-argentino/

http://particulagrafica.wordpress.com/2012/02/27/primer-plan-visual-de-buenos-aires-senaletica/

http://shakespearweb.com/portfolio/plan-visual-buenos-aires/

Clique aqui para comentar ( )