Inspirações

Design trends 2014 – identidades visuais

Olá, criativos e comunicadores. 2013 já está chegando no final. Entramos nos últimos 25% do ano e, pela internet, já começam a aparecer o que de melhor aconteceu no ano corrente em termos de design, publicidade, marketing, etc. Mas também já é hora de começar a observar o futuro e buscar o que pode virar tendência para 2014.

Este assunto merece atenção e, para isto, resolvi hoje iniciar esta série que abordará as principais divisões de design e o que será tendência para o próximo ano.

Para que este post se fixe-se mais em exemplos práticos, ele será recheado de imagens e de análises técnicas e estéticas.

Para começar: Design Trends 2014 – Identidades Visuais.

Muitas serão as características visuais nas identidades visuais do próximo ano. O flat design, que antes estávamos acostumados a observar e fazer apenas para web-sites, será bem aproveitado nas identidades visuais e em seus materiais gráficos. Seguindo também o que já vinha acontecendo muito neste ano, o uso de monogramas e de tipografias estilizadas quase que de forma manual, também se repetirá bastante em 2014.

O flat design

O que já havia sido feito lá pela década de 60, e voltou a ser utilizado pela Apple no seu clássico branco-cinza, aparece forte nos web-sites e invade os programas de identidades visuais mais atuais, como o a nova identidade da Microsoft. Popularizado pela simplicidade na utilização dos elementos, se destaca pelas formas limpas, planas, de fácil leitura e entendimento. É o preto sobre o branco, sem cerimônia.

Funcionará praticamente da mesma forma que os layouts dos web-sites, com a valorização da tipografia e uma paleta de cores que torne exclusivas a marca e a experiência que ela proporciona. Esteticamente, é um padrão que gera bons resultados e que, bem estudado e bem estruturado funciona até com a substituição de uma cor por um gradiente com cores próximas. Tecnicamente, é a chance de fazer um bom trabalho tipográfico, fazendo valer o poder e a correta utilização do termo logotipo e, compor uma invejável paleta de cores.

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As tipografias estilizadas

As letras, desenhadas exclusivamente ou não para determinado projeto, devem sempre ser bem tratadas. Um bom designer consegue ser autoral em seu trabalho quando faz bom uso delas. Desenhar letras, estudá-las e tratá-las bem, não é pra qualquer pessoa. Por isso, em 2014 – ou antes se possível – , começe a praticar mais o desenho de letras e a sua aplicação em identidades visuais. Desenhar monogramas também é legal e, seu uso remete as épocas clásicas do design, como já escrevi aqui.

A tipografia exclusiva é sempre um ponto a favor nas identidades visuais, pois ajuda na diferenciação dos concorrentes e melhor identificação do público para com determinada marca. Além de ser a chance de o designer consagrar-se com um trabalho único. Esteticamente, quando bem caprichado, consegue-se resultados ótimos, já que a diferenciação etá nos detalhes e na exclusividade. Tecnicamente, vale todo o desempenho do designer em estudar e fazer corretamente a utilização das técnicas tipográficas.

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Diversas cores padrão

Uma identidade, quando bem desenhada, funciona até em preto e branco. Bem desenhada, com as formas representando perfeitamente os conceitos e atributos da identidade, o uso de cores, mesmo que importante para a comunicação, se torna secundário. Um logotipo clássico, bem resolvido, complementado por um símbolo ou por um ícone que não fique preso a determinadas padronizadas cores, é certeza de uma identidade forte.

Esteticamente, acho muito legal o fato de não ficar preso a uma única cor. Quando bem feito, o projeto ganha exclusiva personalidade. Tecnicamente é uma tarefa difícil, mas vale o esforço em estudar, conhecer e aplicar um bom conhecimento cromático aos nossos projetos.

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Por enquanto é isto, pessoal. Fica abaixo o espaço para os cometários e complementos de vocês. Seguirei minhas pesquisas e na próxima semana volto para apresentar o Design Trends 2014 – Embalagens.

Um abraço e até a próxima segunda-feira, nestes mesmos local e horário.

Referências:

http://www.creativebloq.com/branding/biggest-logo-design-trends-1212810

http://www.des1gnon.com/2013/06/a-nova-tendencia-do-flat-design-o-que-por-que/

http://www.behance.net/Redkroft

http://www.brandingserved.com/gallery/La-balle-au-bond/6718159

http://www.brandingserved.com/gallery/SLEEP-IN-HOSTEL-Branding/8309507

http://www.brandingserved.com/gallery/Laundry/4444649

http://www.brandingserved.com/gallery/NRE-Logo-Pack/6894223

http://www.brandingserved.com/gallery/Vyclone/5952193

http://www.brandingserved.com/gallery/Epickk/6843985

http://www.brandingserved.com/gallery/Notes-Ties/6275057

http://www.nelasnow.com/

http://www.iheartfaces.com/2013/08/brand-photography-business/

http://designspiration.net/tag/logo/

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