Chamada_DW_DC
Artes

Design Weekend! – São Paulo

Após o sucesso da primeira edição em 2012, São Paulo recebe novamente o Design Weekend, festival urbano inspirado na SEMANA DE DESIGN DE MILÃO e no FESTIVAL DE DESIGN DE LONDRES, que ganhou o público com cerca de 160 parceiros, 363 eventos simultâneos e mais de um milhão de visitantes.

O evento pretende envolver o público no circuito de design do país e promover a criatividade brasileira, de 15 a 18 de agosto, em diversos pontos estratégicos da cidade de São Paulo, como museus, galerias, estúdios, lojas, parques, praças, ONGs, entre outros. Estes espaços estão localizados nas regiões da Alameda Gabriel Monteiro da Silva e arredores, Avenida Paulista e arredores, Vila Madalena e Pinheiros, Centro e Santa Cecília, Ibirapuera/Moema e Vila Nova Conceição.

“O festival é muito mais do que uma celebração sobre o design. Ao oferecer conteúdos de alto valor pela cidade, estimula a ocupação dos espaços públicos, a busca de qualidade de vida e o exercício da cidadania. A primeira edição do DW! superou todas as expectativas. O Brasil merecia e estava mais do que pronto para um Festival desta natureza”, relata Lauro Andrade, idealizador do DW!

O QG do DW! será instalado no moderno e arrojado hotel Pullman São Paulo Ibirapuera. Com arquitetura diferenciada e contemporânea e a diferenciada decoração das áreas sociais, como o lobby, restaurante e bar, que transformam o local em outra atração do evento.

Para os promotores do DW!, a qualificada gama de eventos de 2013 inserirá definitivamente o Brasil no circuito mundial de Festivais de Design.

Alguns destaques da edição 2013 são:

  • Intervenção Urbana: são as Zonas Verdes: pequenas áreas de lazer instaladas em espaços destinados ao estacionamento de carros que se transformam em espaço de lazer e convívio para os pedestres. É o uso da via pública como área recreativa temporária, desta maneira, ruas e bairros ficarão mais humanos e amigáveis. As duas unidades temporárias instaladas durante o DW! estarão na Rua Amauri e Rua Maria Antonia.
  • Outra importante discussão, capitaneada pelo jornalista Gilberto Dimenstein, sobre a ocupação do espaço público será realizada na Vila Madalena. A DBB Arquitetura da Convivência se associou a DW!, Aphins e Catraca Livre para iniciar um movimento em prol da revitalização da praça Aspicuelta. O grupo acredita na ação comunitária como alavanca para a melhoria de espaços urbanos e no crowdfunding como instrumento de transformação.
  • Diversas estações do metrô serão invadidas por ações ligadas ao design e a moda, como a exposição 10 Nomes – Conexão Moda/ Design, que será realizada na estação São Bento pelo Coletivo Sipá e pela Casa dos Criadores. As ações devem impactar presencialmente mais de um milhão de pessoas.

E tem muito mais na programação. Vale a pena dar uma olhada no site do evento pois por lá dá pra fazer busca dos eventos por data e região. Também é possível baixar um aplicativo do DW! para Android e IOS e também baixar a programação completa do evento.

Nós do Design Culture estaremos lá. E você!?

Design Weekend! São Paulo
Data: 15 a 18 de Agosto de 2013
Local: Em vários pontos da cidade

 

Clique aqui para comentar ( )