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Designer, o seu conteúdo nas redes sociais, é relevante para um emprego?

Olá, pessoas!
Hoje, vamos debater sobre um assunto que é muitas vezes tachado como ‘polêmico’: o conteúdo das redes sociais. Há alguns anos, assisti uma palestra sobre o conteúdo sociais e a sua relação com o mercado de trabalho. Será que o conteúdo que postamos nas redes sociais, é relevante para uma vaga de emprego? Bem, vamos descobrir!

Você sabia que algumas empresas observam o seu conteúdo nas redes sociais antes de lhe contratar? Pois bem, isso acontece! Hoje em dia, algumas empresas entendem sua personalidade através dos conteúdos que você posta nas redes sociais. Cabe a você, observar se esse conteúdo é relevante ou não. Vamos tomar como base o Facebook, a rede social mais acessada no mundo (falo isso sem nenhuma pesquisa, apenas por achismo). A quantidade de conteúdo diário da rede social é enorme, e obviamente, nem todo esse conteúdo vai ser interessante. Não faz muito tempo que alguns membros estavam reclamando do tipo de conteúdo que se aparecia na timeline. Tanto que o Facebook criou um algoritmo que faz com que o conteúdo que apareça na sua tela, seja de coisas que você busca, compartilha ou curte. Dessa forma, o que aparecer na sua tela, é responsabilidade das buscas de conteúdo que você procura.

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Pois é, conteúdo que não é relevante, irrita a maioria das pessoas. Se uma pessoa não gosta, imagina uma empresa?! Algumas empresas de grande e médio porte, investigam as pessoas que elas querem contratar, avaliando fotos, textos, vídeos, pensamentos… tudo o que ela puder extrair para ter uma ideia de personalidade através dos seus posts diários.

Se a empresa observa que você não apresenta um conteúdo bacana para redes sociais, possa ser que não te contrate. O único espelho sobre sua personalidade que uma empresa tem, é seu perfil. Imagine a avaliação da sua personalidade através dos conteúdos que você posta, como você se imaginaria?

É importante pensar na opinião dos outros sobre o conteúdo que coloquei ali no meu perfil. Claro que existem vários tipos de personalidade, e nem todos vão gostar do que exibimos. Mas procurar um conteúdo que seja interessante para a vida e cotidiano das pessoas, é essencial.

Acompanhe:

Assuntos e coisas relevantes

– Notícias;

– Curiosidades;

– Processos criativos;

– Vídeos motivacionais e/ou de superação;

– Fotos em eventos;

– Fotos do seu dia-a-dia (mas levando em consideração o que for relevante, nem pense em postar uma foto nova a cada 5 minutos. Precisam ser momentos legais para se compartilhar.);

– Viagens;

– Encontros;

– Reuniões;

– Trabalhos;

– Projetos que você participou;

– Assuntos relacionados a Design, arte, comunicação…

– Conteúdo criativo e inteligente;

– Jobs;

– Conquistas;

– Pensamentos (sem desrespeitar ninguém, é claro);

Bem, poderíamos citar muito mais coisas, mas acho que dá pra entender. O seu conteúdo é você! Nas redes sociais, a opinião dos outros é importante para conquistar clientes e admiradores. Se sua timeline é repleta de besteiras, notícias desnecessárias, vídeos bobos e sem graça… as pessoas entendem que você não tem ‘maturidade’. Claro que essa impressão pode estar errada, mas quem não te conhece pessoalmente, julga você pelo que você apresenta.

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Assuntos e coisa que não são relevantes

– Vídeos ou fotos de acidentes;

– Violência com animais ou pessoas;

– Discriminação (de qualquer forma);

– Uma nova foto a cada 2 minutos (acredite, isso irrita algumas pessoas);

– Exposição de fatos da sua vida que não precisam estar nas redes sociais;

– Fotos ou vídeos constrangedores;

– Pensamentos discriminatórios;

Novamente, a lista poderia ser bem longa. Mas acho que deu pra sentir a vibe. Postar esse tipo de conteúdo, só te ‘afasta’ das pessoas, causando uma certa repulsa. Se você é mais descontraído, tente passar isso através o que você posta, mas sem denegrir a própria imagem ou a dos outros. Pense sempre no tipo de conteúdo que um futuro cliente ou admirador desejaria ver no sua rede social, e siga assim.

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EU NÃO QUERO SER UM DELINIADOR DO QUE VOCÊS POSTAM OU NÃO! Entendam a proposta do artigo. A ideia é que você pense o tipo de conteúdo a ser apresentado na sua rede social. Imagine sempre que você está sendo analisado por um cliente em potencial, e ele lhe observar através das redes sociais. Por isso é interessante observar o tipo de assunto que será pautado.

Espero que vocês possam ter entendido o objetivo do artigo.  Fala aí nos comentários o que achou do artigo, ok?

Valeu!

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