Artes

Designer precisa mesmo saber desenhar?

Scott Robertson

Fala criativos!

Hoje gostaria de falar sobre um assunto que gera polêmica por onde passa: Se para ser um Designer completo é necessário saber desenhar. Para os apressadinhos que estão ansiosos demais para ler até o fim, ai vai uma resposta resumida: Depende. Hoje são vários os nichos e processos que existem dentro do Design, muitos desses provenientes das últimas 2 décadas e que são quase que inteiramente baseados nas mídias digitais.

Para poder discutir melhor esse assunto, vamos voltar no tempo e retomar o princípio do Design, mais especificamente a etimologia da palavra, não existe uma origem única do termo, muito se fala da palavra em latim “designare”  que significa traçar / planejar / imaginar, o que é basicamente o papel do Designer, ser aquele consegue imaginar e planejar um projeto, como ele o faz e qual ferramente usa não necessariamente interfere no potencial do resultado.

O desenho é uma ferramenta de representação e comunicação, nossos ancestrais, antes mesmo de terem uma linguagem estabelecida, já conseguia se comunicar entre sí através da arte rupestre. Dessa forma, embora para muitas pessoas não fique claro, o desenho é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento da civilização ao ponto atual.

È claro, hoje com o avanço da computação gráfica, diversas áreas do Design fazem proveito das diversas ferramentar que otimizam tempo e recursos. Algumas áreas em específico surgiram justamente por causa dos avanços tecnológicos, como é o caso do Webdesign e do UX Design. O que faz muitos se perguntarem até que ponto é necessário pegar papel e lápis.

Uma área do design que claramente se beneficia do desenho é o Design Industrial / Design de Produtos, embora o acabamento final dos projetos seja todo em ferramentas digitais, muito se fala da importância do desenho na etapa de planejamento e protótipo. O designer e concept artist Scott Robertson fala muito sobre o seu processo de criação, exaltando sempre a importância do desenho de abordagem tridimensional para a criação de produtos.

1_1200

Outra área que se beneficia bastante é o Design Gráfico, criar rascunhos e desenhos em projetos que envolvem layout, identidade visual e mock up é uma maneira prática e rápida de testar opções. O pessoal da Industria HED Branding fez diversos estudos e rascunhos para a criação da sua própria marca de cerveja.

a1473c8690703-55d206abb4da8

Eu poderia passar um bom tempo aqui mostrando diversos exemplos do desenho sendo aplicado em áreas do Design, mas creio que isso iria tirar a graça da surpresa que você terá ao descobrir as diversas aplicações e a facilidade que o desenho pode proporcionar em seus projetos. Para qualquer projeto de Design ser bem-sucedido é sempre necessário se aplicar as melhores técnicas e ter os melhores materiais a mão.

Algo que pode facilitar muito na sua criação é ter acesso a imagens diversas e de boa qualidade, um bom lugar para encontrar estas para uso em seu layout, é o Fotolia da Adobe, um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes, ou seja, um excelente material não só para estudar mas para trabalhar também.

 

Clique aqui para comentar ( )