imagem_piqueira
Design

Designer VS Cliente: Dicas para lidar com clientes difíceis.

Não é segredo que designers costumam ter relações tênues com os clientes. Reclamar do prazo curto entre o pedido, criação e entrega final é só o começo. Gustavo Piqueira, líder da Casa Rex “a casa de design”, dá uma prévia de como levar essa situação. Defende que tem “chororô“ por parte dos criativos e existe a possibilidade de mandar o cliente catar coquinho, mas não é o mais aconselhável – até porque clientes trazem dinheiro.

Pensando nisso, a Saibalá, plataforma que dissemina conteúdos relacionados às áreas criativas, levantou algumas dicas importantes pra manter o cliente próximo e não afugentar a grana.

Vamos aos #fatos:

#1 – Gerenciamento de expectativa.

Uma ideia é uma coisa abstrata e muitas vezes não é simples de explicar. O cliente nem sempre é claro sobre o que precisa.

Tire todas as suas dúvidas e pergunte o máximo que puder. Mais perguntas podem significar menos retrabalho. Deixe o cliente falar bastante. Tenha clara qual é a sua expectativa.

#2 – Depois do job contratado, o cliente tem sempre razão.

Eventualmente é preciso tomar uma porrada pra reconhecer o erro.

Se seu cliente apontou uma falha ou erro, por mínimo que seja, não retruque (de cara). Aceite o golpe, entenda onde ocorreu o problema. Peça desculpas, concerte e explique o que aconteceu. Sempre agradeça o feedback – cordialidade é essencial nessa relação.

#3 – O combinado não sai caro.

De modo geral, é preciso definir bem a entrega: qualidade, quantidade e forma são cruciais para evitar problemas com os clientes.

Deixe claro como vai fazer para alcançar o objetivo desejado. Indique as possíveis limitações e pontos críticos de um trabalho. No final, trata-se de atender a expectativa do cliente e com tudo combinado direitinho é mais fácil chegar lá.

#4 – Padrões

Principalmente no começo de carreira, seu preço ideal vai valer menos. Você tem a opção de não aceitar o job. Porém, fazendo isso várias vezes, pode ficar difícil manter a lojinha funcionando.

Se tiver que aceitar preços mais baixos ou prazos curtos, mantenha-se fiel aos seus padrões e não faça entregas pela metade. O mercado de designers ainda é relativamente pequeno e o boca-a-boca é um marketing importante.

#5 – O espaço entre o pedido e o objetivo final.

A entrega é o momento de maior expectativa do projeto. No entanto para diminuir a tensão, é possível diluir a mesma. Dar “checks” e validar etapas. Assim, se for necessário refazer algo, só será preciso voltar duas casas no tabuleiro e não o jogo inteiro. Isso diminui erros, retrabalho e garante uma entrega final mais assertiva. 

Pensando na última dica, a Saibalá disponibilizou cupons de 20% de desconto para o curso: Design Gráfico – exercícios para elaboração de linguagem visual com Gustavo Piqueira.

Para resgatar o cupom é só seguir o passo a passo abaixo:

 Passo a passo para resgatar o cupom:

  1. Acesse o site: https://saibala.com.br/
  1. Faça o seu cadastro clicando em “Login” – dá pra logar com o Facebook rapidinho!
  1. No menu principal, clique em “Aprenda” e escolha a opção “design”.
  1. Clique no curso: Design Gráfico – exercícios para elaboração de linguagem visual com Gustavo Piqueira.
  1. Após escolher o curso, clique no botão “Comprar”.
  1. Dentro do carrinho de compras, clique em “Usar seu cupom de desconto” e escreva: DCULTMA – clique em “aplicar”, o valor será alterados e em seguida é só finalizar a compra.

Bom curso!

 

Clique aqui para comentar ( )