Artes

Dicas para deixar suas fotos incríveis

No dia 19 de agosto foi comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A escolha dessa data é uma homenagem a invenção do daguerreotipo, o antecessor das câmeras fotográficas, anunciado oficialmente neste dia em 1839 pela Academia Francesa de Ciências.

Nestes mais de 170 anos, desde sua invenção, a fotografia passou por vários momentos até chegar ao que conhecemos hoje. Em 1861, por exemplo, a primeira foto colorida foi tirada pelo físico James Clerk Maxwell; e em 1975 a primeira câmera digital foi criada, pelas mãos de Steve Sasson, sendo que o aparelho levava em torno de 23 segundos para formar as imagens.

Para celebrar esta arte que atrai os mais variados olhares, desde os profissionais aos amadores, Érico Hiller, nos dá dicas para deixar as fotos ainda mais incríveis:

– Vá em busca de temas que te emocionem e tenha a câmera certa para desenvolvê-los – Saber o que fotografar é uma escolha importantíssima, pois irá determinar o tempo e a energia que aquele trabalho/ensaio merece. Sair de seu estúdio com a câmera apropriada aumentam suas chances de acerto e faz com que você edite as fotos mentalmente antes de começar a clicar.

– Conheça sua máquina – Leia o manual, pesquise na internet, tente conhecer o máximo de recursos que sua câmera oferece, com isso, na hora que precisar, você vai saber utilizá-la da melhor forma. É importante saber que algumas câmeras possuem recursos mais interessantes para determinadas áreas, por exemplo, a Alpha 6300, por suas funcionalidades, seu corpo extremamente compacto (apenas 361g) e a possibilidade de fotografia em alta velocidade e recursos em vídeo é uma câmera excelente para eventos sociais.

31dfe007e1f40f0497ce556608207c6c

– Encontre a lente com distância focal ideal para sua composição – Dependendo do seu tema, ou abordagem (se é um retrato, evento social ou paisagem) a lente escolhida fará toda a diferença. As lentes grandes angulares, permitem explorar o ambiente bem a curtas distâncias, com excelente nitidez e velocidade, além de ser uma ferramenta ideal para realização de documentários, cenas interiores, festas e até ‘selfies’. Já as teles, são mais apropriadas para esportes, natureza e vida selvagem, pois os temas costumam estar mais afastados do fotógrafo.

– Iluminação faz toda a diferença – Uma foto mal iluminada pode perder todo o significado que o fotógrafo quer passar. O assunto ou pessoa principal, normalmente, precisa estar bem iluminado para que possa se destacar em uma foto. Procure manter a fonte de luz disponível (o Sol, uma luz artificial, uma janela) atrás de você, iluminando o que quiser registrar, assim será possível conferir um efeito mais dramático à imagem. Para acertar em todas as condições de iluminação.

– Dê atenção ao tratamento das fotografias – Depois de ter passado um bom tempo em campo fotografando, a etapa do tratamento das imagens é fundamental. Atualmente, aplicativos de edição ajudam o fotógrafo a melhorar o que ele havia captado originalmente, permitindo que suas fotos fiquem exatamente como se deseja: mais contraste, saturação, etc. E assim nos tornamos autores, na medida que vamos imprimindo nosso jeito e nossa marca às fotos que fazemos. É algo que vai além do conhecimento técnico (também muito importante) mas que nos permite um autoconhecimento e uma ampliação das fronteiras das nossas tentativas, resultando em trabalhos fotográficos consistentes.

– Escolha bem suas fotos, faça uma edição criteriosa – Este é o segredo dos maiores fotógrafos do mundo. Na hora de fotografar seja intuitivo e não deixe nada segurar seu instinto e vontade de fotografar. Deixe para pensar e encontrar uma lógica depois, com calma, diante do computador. A escolha requer tempo, distanciamento emocional do trabalho e, quem sabe, até opiniões de outros fotógrafos.

Clique aqui para comentar ( )