Design

Dicas para projetar um Cartão de Visita

Olá pessoas,

hoje gostaria de passar algumas dicas pra para se projetar um cartão de visita criativo e esteticamente bacana. Essas dicas são provenientes das experiências que tenho, então se houver mais alguma dica, fala aí nos comentários. ;)

TAMANHO

Sabemos que no Brasil o tamanho padrão de um cartão de visita é de 9 x 5 cm, ou 5 x 9 cm se for na horizontal. No padrão americano, o tamanho padrão é de 8 x 5 cm ou 5 x 8 cm. Claro que existem exceções, mas isso depende do projeto e do investimento do cliente, eu por exemplo, nunca projetei nenhum cartão fora do padrão. Mas existem projetos que pedem uma mudança nesse padrão de tamanho, então use sua criatividade quando isso aparecer.

Untitled-1-01

CONHEÇA OS PAPÉIS

É importante você mostrar pra o cliente que conhece os tipos de papéis para a impressão (apesar que isso é uma coisa que todos os designers gráficos precisam saber). Passar esse tipo de informação pra o cliente é fundamental para que ele tenha confiança no seu trabalho, afinal, ele perceberá que você transcenderá a tela do monitor. Se você não conhece bem os tipos de papeis para a impressão, procure ir na gráfica e solicite o catálogo de papéis deles, quase todas as gráficas possuem esse tipo de material para que você possa conferir o melhor papel para a impressão. Geralmente esse tipo de projeto é impresso em papel Couchê, pelo menos aqui em Pernambuco.

catalogo2_900

MARGENS

Esse é um problema comum com quem está iniciando na área. Quando se é iniciante, temos a tendência de nos preocuparmos somente com o que vemos no monitor, esquecendo totalmente do processo de impressão não generalizando), mas isso é bem comum. Crie limites para onde as informações vão ser expostas, com simples linhas nos quatro cantos do cartão, todas com a mesma espessura. Certifique- se que nenhum texto, ícone ou foto passará desse limite.

– Mas por que não posso usar as informações no limite da folha?

Simplesmente porque cartões de visita são impressos em uma única folha, com várias unidades que serão cortadas. Após a impressão, o cartão passa pela fase de corte, se uma informação estiver colada nos cantos, a faca de corte pode tirar parte da informação, comprometendo assim o seu trabalho, e isso não é legal. Por isso, tenha muito cuidado com isso, pense no projeto como um todo e não apenas no que você vê na sua tela.

Untitled-1 [Recovered]

FRENTE E VERSO OU APENAS UMA LADO?

Essa questão vai depender realmente do investimento do cliente e do projeto. Existem projetos que não vai ser necessário a ideia do frente e verso, outros vão ser praticamente obrigados a ser dessa foram. Por exemplo, um consultor de moda manda você projetar o seu cartão de visita. Nesse cartão, apenas o seu nome, telefone e email serão solicitados no projeto.

Será que ele precisa de um cartão frente e verso ou só a frente resolve o problema?

Isso realmente vai depender do cliente, se ele estiver disposto a pagar mais para a impressão frente e verso, vá em frente e projete dessa forma. Por outro lado, se ele quiser apenas um lado, como são poucas informações, não seria um problema tão grande.

Agora vamos supor que você está projetando um cartão para uma mecânica de carros, geralmente esse tipo de negócio oferece muitos serviços, então, um cartão apenas com a frente não ficaria legal, pois toda aquela informação iria ficar em um único lado, dificultando a leitura e organização. O adequado (ou não) seria colocar atrás os serviços e na frente o logo da empresa. Mas claro que isso é relativo, pois depende do cliente dizer se você vai especificar os serviços ou não, sem falar que cartão de visita é um espaço pequeno para tantas informações. Tenham cuidado!

Se o cliente der liberdade para você decidir, faça frente e verso, dessa forma você terá um pouco mais de espaço para projetar de forma correta, mas sempre vai depender do projeto e do investimento do cliente, não esqueça isso!

 INFORMAÇÕES

Cartão de visita é um espaço pequeno, devemos ser conscientes que não podemos exagerar na quantidade de informações. As vezes não temos o poder de limitar isso, mas mesmo recebendo muitas informações para adicionar, podemos fazer algumas alterações na forma em que aquele conteúdo vai ser apresentado. Podemos trocar palavras, tirar palavras, adicionar palavras, entre outras coisas. O importante é criar um limite para as informações não bagunçarem demais o projeto. Existe a ideia da hierarquia, ela é importante para qualquer projeto de design, mas tem que ser muito precisa nos cartões de visita devido ao pouco espaço.

Lembre-se que menos é mais! Quanto menos informações tivermos, mas dinâmico e profissional será o cartão.

cartão de visita 4 Rogerio Protetico. 9,0 x 5,0 cm wwdd-feio

RESPEITE OS ESPAÇOS

Para quem é iniciante esse é um problema comum, isso porque quando estamos iniciando com design temos a tendência de colocar informações em todos os lugares, evitando espaços em branco, isso parece que incomoda muito quem tá começando na área (me incomodava muito quando comecei :P ) . Os espaços brancos existem como parte integral de qualquer layout, ele é tão importante como os textos e imagens que estão presentes naquele lugar.

Todo projeto precisa dessa “pausa” de conteúdo para fazer as informações “respirarem”.

Algumas dicas que podem ajudar:

  • Evite colocar informações em todos os cantos da página;
  • Respeite os espaços vazios;
  • Se um layout tiver muitas informações, crie algum tipo de pausa para os conteúdos;
  • Tente alinhar todas as informações para um único lado, dessa forma haverão espaços brancos.

ESPAÇOS BRANCOS SÃO NECESSÁRIOS, ELES DEIXAM O LAYOUT MAIS PROFISSIONAL E LIMPO. POR ISSO, NÃO TENHA MEDO DE USA-LOS!

Cartões-de-visitas-criativos-09

Espero que tenham gostado dessas dicas. Elas são voltadas para iniciantes (ou não) na área, mas acredito que é importante para qualquer Designer.

Todas essas ideias foram adquiridas por experiência e estudos, por isso, se deixei passar algo ou você tem algo a complementar, fala aí nos comentários.

Vou deixar aqui alguns links com cartões de visita criativos e bem projetados, deem uma olhada, tá bem legal. ;)

Link 01 e 02.

Valeu, Abraços!

Clique aqui para comentar ( )